Quem tem gordura no fígado pode comer pão e macarrão? Especialista revela alimentos proibidos
Descubra quais carboidratos ajudam ou prejudicam seu fígado na opinião de uma nutróloga.
Ter gordura no fígado não é apenas um detalhe de saúde, muito pelo contrário! Esse diagnóstico pode afetar todo o metabolismo e o funcionamento do seu organismo. Também conhecida como esteatose hepática, essa condição ocorre quando há acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado, prejudicando suas funções essenciais, como filtragem de toxinas e metabolismo de nutrientes.
"O fígado é como uma central de processamento do corpo. Quando ele está sobrecarregado de gordura, perde eficiência, e isso interfere em praticamente todas as funções do organismo", explica a nutróloga Tamara Mazaracki.
O problema é silencioso e progressivo. Com o tempo, o fígado aumenta de tamanho e fica inchado, enquanto seu tecido saudável é substituído por gordura. Isso faz com que o organismo funcione de forma mais lenta e aumenta o risco de complicações, especialmente em pessoas com obesidade, diabetes tipo 2, colesterol alto ou que consomem álcool em excesso.
Leia mais: Gordura no fígado: 9 alimentos que você precisa parar de comer se não quiser ter
Por que pão e macarrão podem fazer mal?
Alimentos ricos em carboidratos simples, como pão branco e macarrão comum, podem contribuir para o acúmulo de gordura no fígado. "Esses alimentos elevam rapidamente os níveis de açúcar e insulina no sangue, o que favorece a formação de gordura no fígado. Quem já tem esteatose deve evitar o excesso deles", alerta Tamara.
Melhores carboidratos para quem tem gordura no fígado
...
Veja também
Gordura no fígado: o que é, sintomas e como tratar
Esses são os sinais que indicam quando o transplante de fígado é necessário
O que acontece com o corpo quando você para de tomar refrigerante