Quem é Henrique Fogaça, chef responsável por assinar o cardápio do restaurante que sofreu desabamento
Profissional é entusiasta de uma gastronomia acessível, com o uso de ingredientes populares
Henrique Fogaça, chef responsável pelo cardápio do restaurante Jamile, que sofreu desabamento, é jurado do Masterchef Brasil, empreendedor na gastronomia e músico, com trajetória marcada por pratos acessíveis e projetos diversos.
Responsável por assinar o cardápio do Jamile, restaurante localizado na zona central de São Paulo e que passou nesta quarta-feira, 8, por um desabamento do teto após uma explosão no início da tarde, o chef Henrique Fogaça tem uma sólida trajetória na gastronomia.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Aos 51 anos, ingressou no curso de chef executivo na faculdade em 2001. Desde então, fez estágios em restaurantes paulistanos como o D.O.M e o Namesa, bem como chegou a vender hambúrgueres em uma kombi.
O chef é entusiasta de uma gastronomia acessível, fazendo um mix de ingredientes populares, mas aplicados a pratos que têm sabores marcantes e apresentações refinadas. Começou a empreender em 2005, quando fundou o Sal Gastronomia, uma rede premiada na capital paulista.
Também é proprietário do Cão Véio, fundado em 2013, decorado em inspiração canina e que oferece petiscos e cervejas artesanais, criador da Feira Gastronômica de Comida de Rua, e do e do Admiral’s Place Whisky Bar.
Em 2014, estreou na TV no Masterchef Brasil, como jurado fixo do programa desde a primeira temporada. Ele permanece até hoje na atração. Além disso, Fogaça é vocalista de uma banda de hardcore, a Oitão, e escritor, tendo lançado os títulos Um Chef Hardcore, em 2017, e O Mundo do Sal, em 2021.
Fogaça lamenta acidente ocorrido no restaurante Jamile
Em nota oficial publicada nas redes sociais, Henrique Fogaça, que está fora do país, manifestou solidariedade às vítimas e seus familiares diante do desabamento do teto do restaurante na tarde desta quarta-feira, 8.