Quando comemos um alimento vencido, é isso que pode acontecer com o nosso corpo
Carnes frescas e vegetais fatiados estão entre os alimentos que estragam com maior facilidade (mesmo dentro da geladeira)
Quem nunca foi pegar um alimento no armário e se deparou com a data de vencimento extrapolada? A situação é ainda pior quando o ingrediente em questão era o que faltava para a receita que já estava sendo preparada. E é nesse momento que surge aquela dúvida: será que faz mal usar o produto vencido, ainda que há pouquíssimos dias?
Para saber a resposta, o MinhaVida entrou em contato com a Nathália Guimarães, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, que explicou porque, de modo geral, não devemos comer alimentos fora do prazo de validade.
"As datas de validade são determinadas através de testes científicos com base no crescimento microbiano, degradação de nutrientes, alterações sensoriais, controle de temperatura e tipo de embalagem utilizada. Após essa data, o alimento pode ter pior qualidade devido à deterioração das propriedades do alimento, desenvolver bactérias nocivas ou perder seu valor nutricional".
Leia também: Como se chama a intoxicação alimentar por queijo? Tudo sobre o problema
O que pode acontecer quando se come alimentos vencidos?
O consumo de alimentos fora do prazo de validade pode levar a intoxicação alimentar, que gera diferentes sintomas como:
A especialista alerta que em casos mais graves, a intoxicação causada pela ingestão de alimentos vencidos pode levar à hospitalização e ao óbito.
...
Veja também
Intoxicação alimentar: o que é, sintomas e como tratar
Chá para intestino inflamado: o que tomar para ajudar a melhorar
Você sabe por que NUNCA comer um enlatado se, ao ser aberto, fizer som de gás escapando?