Por que você não pode esquecer de adicionar sal à água ao cozinhar ovos: a ciência explica seus benefícios para a coagulação
Não é uma questão de tempero, mas de obter um melhor resultado para os ovos cozidos
Acredite ou não, a maioria das coisas que acontecem na cozinha pode ser explicada com um pouco de ciência. Até mesmo receitas, como fazer ovos cozidos, que, simplesmente adicionando um pouco de sal à água, farão com que você tenha ovos cozidos melhores.
E tudo graças ao cloreto de sódio, o nosso querido sal comum, que age de duas maneiras diferentes, em comparação com a água comum, quando usado como base para preparar ovos cozidos.
Leia também: Comer ovo todo dia faz mal? Entenda qual é o limite saudável
Como isso funciona?
A primeira coisa que precisamos deixar claro é que a água salgada — adicionando, por exemplo, uma colher de sopa de sal por litro — terá pouco impacto no tempero do ovo. É por isso que muitas pessoas não salgam a água em que cozinham os ovos, já que a porosidade da casca, embora grande, não permite que nossos ovos temperem em tão pouco tempo.
O que acontece, por exemplo, é que a água salgada ferve mais rápido do que a água sem sal. É um fenômeno químico simples que, na verdade, faz com que a água salgada demore mais para ferver, mas, logicamente, atinge uma temperatura mais alta. Em teoria, a água ferve a 100 °C, mas se tivermos água salgada, a situação muda.
...
Veja também
Sem água quente e sem fogão: é assim que faz ovo cozido muito macio, segundo os chineses
Como aproveitar ao máximo a proteína do ovo: a maneira como você o cozinha é crucial
Esqueça o mito: a forma segura de descongelar a carne não envolve vinagre nem sal