PUBLICIDADE

Como escolher o bacalhau perfeito para a Páscoa? Confira receitas

Especialista dá dicas de como escolher o bacalhau perfeito no mercado para as receitas de Páscoa

28 mar 2024 - 16h02
Compartilhar
Exibir comentários
Bacalhau
Bacalhau
Foto: iStock

O bacalhau é um dos peixes mais populares do mundo e um dos pratos principais na Páscoa. Esse peixe costuma ser comprado salgado e pode ser preparado cozido, confitado, assado, empanado, grelhado ou ainda pode servir de recheio de tortas e quiches, além dos famosos bolinhos de bacalhau.

Na hora de comprar o peixe, é importante saber escolher bem. Segundo Abner Almeida, CEO da Caxamar Brasil e especialista em bacalhau, apesar de grande parte dos bacalhaus serem vendidos salgados, compensa levar o peixe dessalgado para facilitar o trabalho na cozinha. Mas é preciso que seja de um fornecedor certificado e de confiança.

Caso não seja possível adquirir um bacalhau dessalgado, o consumidor deve observar os seguintes critérios para um bacalhau de qualidade:

  • O bacalhau deve ter aspecto seco. Se, ao toque, o peixe apresentar textura amolecida, limosa ou molhada não leve o produto;
  • Não compre postas e lombos de bacalhau que apresentem pintas pretas ou marrons e manchas vermelhas ou rosadas de sangue, poias são indicativos de excesso de umidade e refrigeração inadequada, podendo ter a presença de fungos e/ou bactérias;
  • Procure postas de coloração mais amarelada, que indicam maior cura e apresentam melhor textura e sabor. Um bacalhau mais esbranquiçado apresenta cura menor e perfil de menor qualidade;

Receitas com bacalhau

Bacalhau 'Nunca chega'

Essa receita de bacalhau com batatas e presunto parma está na lista dos pratos inovadores. Por fora, as batatas, cortadas bem finas e fritas, trazem a crocância, e, por cima, está o presunto parma. O bacalhau fica no meio da composição, sendo o protagonista do prato. Veja a receita completa aqui.

Lombo de bacalhau com mousseline de mandioquinha

A receita de lombo de bacalhau com mousseline de mandioquinha é de se comer com os olhos, pois além de ser deliciosa, fica muito bonita. Veja a receita completa aqui.

Bacalhau à portuguesa

Uma das receitas mais tradicionais de Portugal, o bacalhau à portuguesa tem muito sabor e aroma, sendo perfeito para a celebração da Páscoa. Veja a receita completa aqui.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade