PUBLICIDADE
AO VIVO
Estreia do 'Paris É Delas' debate presença feminina nos Jogos Olímpicos 2024

Bartender ensina a harmonizar chocolate com cachaça; aprenda

26 mar 2024 - 11h00
(atualizado em 27/3/2024 às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A Páscoa é a época perfeita para aproveitar ovos de chocolate que, apesar de geralmente serem saboreados como uma sobremesa solitária, podem ser harmonizados com acompanhamentos para garantir uma experiência gastronômica única. Um exemplo disso é a combinação do chocolate com a cachaça.

Parece até um match peculiar, mas, por ser uma bebida rica e com muitas variedades, se adapta a pratos diferentes, indo do salgado ao doce. Para quem é fã do destilado, a data ficará ainda mais gostosa ao incluí-lo no cardápio.

Como harmonizar chocolate e cachaça?

Foto: Guia da Cozinha

A cachaça a ser escolhida depende do tipo de chocolate, explica o bartender parceiro da cachaçaria Weber Haus, Rafael Câmara. Isso porque cada chocolate tem suas características mais marcantes, indo do doce ao amargo.

Para o chocolate branco, Câmara indica uma cachaça envelhecida em barris de Amburana, típica madeira brasileira. "O chocolate branco é conhecido por ser bastante doce e ter mais açúcar e gordura, enquanto esse tipo de cachaça possui no aroma e no paladar caramelo, chocolate e baunilha. Ou seja, uma não interfere no sabor da outra, já que se complementam", adiciona.

Outra forma de harmonizar os dois ingredientes é por contrastes. O chocolate amargo, por sua vez, pode ser saboreado com uma cachaça envelhecida em barricas de Carvalho. O primeiro é forte, leva pouco açúcar e não possui leite na formulação, enquanto o segundo vem de uma madeira mais doce e suave.

Quem é fã do chocolate ao leite não ficará de fora. Conhecido por ser docinho, cremoso e por conter menos cacau, a harmonização com a bebida alcoólica é feita para reduzir o excesso de doce no paladar. "Uma cachaça que pode causar essa sensação é a cachaça envelhecida em barricas de Carvalho Americano, que apresenta notas de café tostado", recomenda o bartender.

Por último, no meio termo dos chocolates, está o chocolate meio amargo, que não é nem tão doce nem tão amargo. Neste caso, a ideia é combiná-lo com uma cachaça coringa, que cai bem com todos os tipos. Câmara afirma: "uma cachaça envelhecida em Barris de Bálsamo, uma madeira típica brasileira, harmoniza muito bem com um chocolate meio amargo, pois é uma bebida com aroma típico, suave e bastante característico, lembrando erva-doce, especiarias, cravo e anis".

E o prato principal?

Além de combinar com chocolates, a cachaça também pode harmonizar com o prato principal da Páscoa, a tradicional bacalhoada. "Neste caso, o ideal é optar por uma cachaça branca de baixa acidez e mais encorpada, servida em temperatura ambiente", opina Câmara.

Guia da Cozinha
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade