PUBLICIDADE

O que acontece se eu ficar dias sem comer?

Fazer jejum de forma indiscriminada pode trazer danos a sua saúde, entenda o que acontece

11 fev 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Tetiana Kreminska / iStock

Com certeza você já teve que fazer jejum em algum momento da sua vida, seja para fazer um exame ou por questões religiosas. Esse tipo de jejum geralmente é assistido e tem uma motivação, porém, algumas pessoas decidem, mesmo sem acompanhamento, ficar dias sem comer para emagrecer, por exemplo. Esse tipo de jejum pode fazer mal para o organismo humano.

Privar seu organismo de comida, principalmente se for recorrente, pode causar danos à sua saúde. Alguns sintomas podem aparecer depois de algum tempo, como tontura, enjoo, mal-estar, dor de cabeça etc. Eles variam de pessoa para pessoa.

Nossa fonte de energia para fazer as coisas mais banais do dia a dia vem da comida. O principal combustível do metabolismo, inclusive, é o açúcar, que pode ser adquirido por meio de frutas e carboidratos. Então, quando o corpo já consumiu toda a glicose oferecida a ele, começa a usar as reservas de gordura como fonte de energia. 

Isso também vale para quem não tem fome em certos horários, como por exemplo, no café da manhã, que é o mais comum. Não quer dizer que só porque você não tem fome que o seu organismo não precisa de comida, na verdade, é essencial que você reabasteça as suas reservas de energia. 

Por esses motivos, pessoas que fazem jejuns sem supervisão ou se privam de algum nutriente podem acabar colocando sua saúde e bem-estar em risco, já que alguns dos sintomas já mencionados podem aparecer. 

Vale ressaltar que se seu médico indicou algum tipo de jejum, você deve seguir o indicado por ele. Procure sempre um profissional da área da saúde se for fazer algum tipo de restrição alimentar ou se tem problemas relacionados à falta de fome.

Ficar algumas horas sem comer 

Ficar uma, duas, seis ou oito horas sem comer não causa dano algum, esse é o tempo que ficamos em jejum enquanto estamos dormindo. Então, nosso corpo já está acostumado.

Então, nesse caso, o corpo continua trabalhando de forma normal, sem que você tenha grandes prejuízos. 

Ficar um dia inteiro sem comer

Outro cenário completamente diferente é se ficarmos 24 horas sem comer. Neste período o corpo já começa a queimar o estoque de gordura que temos para conseguir funcionar normalmente. 

Nesse período é bem provável que seu humor já comece a mudar, você passa a ficar mais irritadiço e podem acontecer também desmaios por falta de energia. 

Ficar 72 horas sem comer

Agora a situação já começa a ficar mais crítica. Após 72 horas sem comer, o cérebro reduz seu trabalho em até 75% e passa a sentir falta da glicose. 

O metabolismo também começa a ficar mais lento, você pode ficar ainda mais irritadiço e muito mais sonolento. Os hormônios também começam a sofrer algumas alterações por conta do jejum. 

Ficar 4 dias sem comer

Dores de cabeça e vertigem começam a ser cada vez mais comuns, isso porque o corpo começa a fazer um grande esforço para que o cérebro se mantenha ativo. 

A glicose toda já foi consumida e quase toda gordura do fígado também. Então, além de quebrar as células de gordura para gerar energia, o corpo começa a consumir as proteínas que estão nos tecidos. Ele faz isso para que essa quebra de proteínas possa, ao final, se transformar em glicose. 

Ficar sem comer de uma a duas semanas

O organismo começa a queimar o que estiver disponível para ele, como músculos e tecidos, procurando pela energia que não está sendo dada a ele. Isso acontece a partir de uma semana de jejum. 

O corpo fica com a imunidade muito baixa e a chance de contrair doenças é grande. Os sintomas de desnutrição aguda começam a aparecer também, tendo grandes chances de sofrer um infarto ou insuficiência cardíaca.

A falta de vitaminas e sais minerais também prejudica a saúde, já que precisamos delas para que nosso corpo funcione normalmente. 

Ficar sem comer mais de 3 semanas

Nesse nível, a pessoa já se encontra em estado de desnurição e se não tiver acesso a água e também não possuir gordura acumulada, pode não conseguir ficar viva depois de 3 semanas sem comer. 

Recorde

Todos esses dados são aproximados, pois há relatos de pessoas que sobreviveram mesmo após 50 dias sem comer. Tudo depende da quantidade de água que você ingere, quanto de gordura você tem acumulada, como está a temperatura do ambiente, entre outras variáveis. 

Em 2005, o ilusionista carioca Erikson Leif ficou 51 dias, 22 horas e 30 minutos sem comer, em uma cabine de vidro situada a 9 metros do chão, em Curitiba (PR). Ele entrou na caixa com 103 kg e saiu com 78,5 kg. Com esse feito, ele assumiu o recorde oficial de jejum mais prolongado. 

* Os dados foram retirados dos estudos ‘Flipping the Metabolic Switch: Understanding and Applying Health Benefits of Fasting’ e ‘Fasting: Molecular Mechanisms and Clinical Applications

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade