Ganhei uma air fryer. Gostaria que alguém tivesse me avisado antes que colocar papel manteiga nela não era uma boa ideia
Se você também já usou papel-manteiga na air fryer para facilitar a limpeza, é melhor repensar: o risco pode ser maior do que imagina.
Há três anos, minha família me presenteou com uma air fryer. Foi um presente maravilhoso que uso muito. Muito mesmo. Preparo praticamente tudo nela, desde frango assado até pipoca. O que ninguém me contou é que não é preciso usar papel-manteiga.
O inventor holandês Fred van der Weij buscava uma forma de deixar as batatas crocantes sem precisar mergulhá-las em óleo quando, em 2005, teve a ideia de criar a fritadeira elétrica sem óleo. Após três anos de desenvolvimento do protótipo, ele apresentou sua invenção produzida pela Philips na Feira Internacional de Eletrônicos (Internationale Funkausstellung) em 2010. A Philips lançou o produto e, desde então, temos fritadeiras de ar de várias marcas.
Leia mais: A função da airfryer que muitos desconhecem e que facilita ainda mais a sua alimentação
O que ninguém te contou: não use papel-manteiga na air fryer
No meu caso, e acredito que no de muitos, eu usava papel-manteiga para evitar sujeira e facilitar a limpeza depois. Mas os fabricantes são claros: "Nunca use ingredientes leves ou papel-manteiga no aparelho." O motivo é simples: cobrir a base da fritadeira pode interromper o fluxo de ar quente que a faz funcionar corretamente. Quando isso acontece, o cozimento fica irregular e o resultado é bem pior.
...
Veja também
Como fazer pão de aveia caseiro: uma opção barata, saudável e fácil de preparar em casa