PUBLICIDADE

Festa junina: como fazer a canjica perfeita

O chef Lierson Mattenhauer dá dicas de como fazer a canjica perfeita para a festa junina

20 jun 2023 - 22h11
Compartilhar
Exibir comentários

Nada melhor do que uma canjica bem-feita para espantar o frio, né? Doce típico das festas juninas, a canjica é uma receita antiga, saborosa e fácil de preparar. Também chamada de mungunzá, a receita varia de acordo com a região do Brasil, mas certas regrinhas devem ser seguidas para preparar uma boa canjica cremosa.

Foto: Divulgação / Estadão

Chamamos o chef Lierson Mattenhauer, do Xepa, para dar algumas dicas básicas para você fazer a canjica perfeita para a festa junina, do preparo do milho ao armazenamento do doce na geladeira. Confira!

Qual o melhor tipo de milho para canjica?

A consistência da canjica é fundamental para o resultado final do doce. "O ponto ideal da canjica é quando ela está macia e cremosa, mas ainda tem uma textura firme". Se você sentir que sua canjica não está suficientemente cremosa, Lierson orienta adicionar leite condensado e leite de coco, mas sem exageros.

Quanto tempo demora para fazer canjica?

Além das 12 horas em que o milho está de molho, o tempo do preparo pode variar. "O tempo de cozimento pode variar dependendo do tipo de milho utilizado e da altitude em que você está cozinhando. Em geral, a canjica leva cerca de 1 hora para cozinhar", disse o chef.

Como guardar canjica?

Depois de cozida, a canjica não é um alimento que dura muito tempo na geladeira. Mesmo assim, Lierson destaca que, caso armazenado em um recipiente hermético, o doce pode ficar na geladeira por até 3 dias.

Em geral, a canjica leva cerca de 1 hora para cozinhar
Em geral, a canjica leva cerca de 1 hora para cozinhar
Foto: Divulgação / Estadão
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade