PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cozinhar na AirFryer é realmente mais saudável?

As propagandas prometem um aparelho que faz a comida de forma mais saudável e gasta menos energia. Isso é verdade?

9 fev 2023 - 09h14
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Grandbrothers / iStock

Não é segredo para ninguém que a fritadeira elétrica se tornou indispensável nas cozinhas brasileiras. Durante a pandemia, o instituto Euromonitor International divulgou uma pesquisa que mostrou que o Brasil já estava em segundo lugar no ranking mundial das vendas de AirFryer. Ela se tornou um dos itens mais importantes para se ter dentro de uma casa, principalmente por ser mais prática e rápida que um forno. 

Porém, há quem utilize a AirFryer com a justificativa de que ela é bem mais saudável que o forno ou outras formas de cozinhar a comida. Isso porque não é necessário o uso de óleo, ela utiliza apenas o vapor quente para preparar os alimentos. 

E então, fica a dúvida, será que cozinhar os alimentos na AirFryer é realmente mais saudável?

“Em comparação com a fritura por imersão, é obviamente mais saudável, porque usa menos gordura”, explicou Jakub Radzikowski, designer de Educação Culinária do Imperial College de Londres, para a BBC. Então, entre as duas opções, vale muito mais apostar na AirFryer, principalmente se você procura ter uma alimentação mais saudável. 

Há também situações em que é mais saudável cozinhar na fritadeira elétrica do que num forno convencional. Se um alimento for regado com óleo e colocado no forno, ele vai acabar absorvendo este óleo. Com a fritadeira, cai tudo no cesto perfurado que fica abaixo. Isso faz com que parte dessa gordura não seja absorvida por aquela comida. 

Há maneiras, no entanto, que são tão saudáveis quanto essa, como grelhar ou cozinhar os alimentos no vapor, sem utilizar óleo. Cozinhar legumes no vapor, por exemplo, ajuda a manter todos os nutrientes que eles possuem.

A AirFryer consome menos energia que o forno?

Essa também é uma das principais questões que são levantadas a respeito da fritadeira elétrica, já que muitos acreditam que ela é mais econômica que um forno convencional.

Simon Homan, produtor do programa Slice Bread, da BBC, fez um experimento e preparou coxa de frango e batata nos dois aparelhos, tanto no forno, quanto na AirFryer, para desvendar esse mistério. 

"O frango levou cerca de 35 minutos para cozinhar no forno, e o medidor me disse que usei 1,05 quilowatt-hora de eletricidade. A air fryer levou 20 minutos, e o medidor indicou um uso de 0,43 quilowatt-hora.", disse Simon à BBC. “A batata demorou, por sua vez, cerca de uma hora para assar adequadamente no forno — o equivalente a 1,31 quilowatt-hora. Na air fryer, levou muito menos tempo, trinta e cinco minutos, consumindo 0,55 quilowatt-hora”. 

Foto: Grandbrothers / iStock

Com a pesquisa foi possível concluir que para pequenas quantidades de comida, vale muito mais a pena utilizar a AirFryer. Porém, o que acontece é que muitas pessoas possuem fritadeiras pequenas e muitas bocas para alimentar, nesse caso, é melhor utilizar o forno. Não é possível colocar grandes quantidades de comida na fritadeira convencional para prepará-las de uma só vez, nesta situação é melhor utilizar o forno. 

Por esse motivo, acredita-se que a fritadeira elétrica nunca vai substituir o forno, é praticamente impossível assar um frango ou um peru inteiro dentro dela. 

Como funciona a AirFryer?

A AirFryer já faz parte do nosso cotidiano, porém, nem todo mundo sabe como ela funciona. A tecnologia desse aparelho, na verdade, é muito simples de entender: ele faz circular ar muito quente, em alta velocidade, ao redor dos alimentos. 

Em sua essência, ele é um forno ventilado, mas é menor e possui um ventilador muito mais forte. A força de ar corrente dentro dele se assemelha a um forno profissional bastante sofisticado. 

Foto: Cavan Images / iStock

Por conta da sua maneira de preparar os alimentos, utilizando ar quente, é um ótimo eletrodoméstico para deixar seus alimentos bem crocantes. Chips de banana, batata doce, batata, couve, todas as opções ficam ótimas se colocadas na fritadeira. 

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade