Como escolher o melhor peixe na feira?
Alimento é altamente perecível e pode se deteriorar rapidamente
Comprar peixe fresco na feira é uma experiência que pode garantir sabor e qualidade à mesa, mas também exige atenção para evitar produtos impróprios para consumo. Saber identificar sinais de frescor é essencial, já que o peixe é um alimento altamente perecível e pode se deteriorar rapidamente.
"Para escolher um bom peixe na feira, fique atento a alguns sinais que indicam frescor: os olhos devem estar brilhantes e salientes; as guelras, de cor vermelho-viva; as escamas, firmes e bem aderidas à pele", orienta Amanda Figueiredo, nutricionista Clínica pela USP.
Além disso, o peixe deve ter um cheiro suave, que lembre o mar, e a carne precisa ser firme ao toque, voltando rapidamente ao formato original quando pressionada.
"Outro ponto importante é garantir que peixes inteiros ou em filés estejam sempre bem refrigerados, ou sobre gelo até o momento do preparo, isso ajuda a manter a qualidade e a segurança do alimento", completa a especialista.
Se não for preparar o peixe no mesmo dia, é interessante transportá-lo em bolsa térmica e que ele seja mantido refrigerado assim que chegar em casa, para preservar a qualidade e a segurança alimentar.
Escolher bem na feira não é apenas uma questão de sabor, mas também de saúde. Com atenção a esses detalhes, você garante pratos mais saborosos e livres de riscos.