Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Comida coreana: conheças 5 pratos e dicas de restaurantes

Explore os sabores intensos e únicos da comida coreana com pratos típicos e dicas de onde provar os pratos em SP.

5 mai 2025 - 11h49
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A culinária coreana é destaque crescente no Brasil, com pratos como kimchi, bibimbap e tteokbokki, além de restaurantes em SP, como Komah, Portal da Coreia e Bicol, que oferecem experiências autênticas.
Tteokbokki
Tteokbokki
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

A culinária da Coreia do Sul se tornou tendência no Brasil, muito além dos fãs de doramas ou música K-pop.

A comida coreana conquistou o paladar brasileiro com temperos marcantes, combinações surpreendentes e forte ligação cultural com seu país de origem. 

A cozinha coreana envolve técnicas milenares, pratos para todas as estações e uma variedade de ingredientes fermentados e marinados. 

Vale a pena conhecer pratos imperdíveis da culinária coreana e conferir dicas de restaurantes para provar as iguarias na cidade de São Paulo.

Comida coreana: 5 pratos para conhecer!

Os pratos típicos da Coreia do Sul carregam história, aroma e muito sabor, tanto em restaurantes convencionais quanto em locais de comida de rua. 

Confira cinco exemplos da culinária sul-coreana!

1. Kimchi 

O kimchi é um dos pratos mais emblemáticos da Coreia do Sul. Trata-se de uma conserva picante de acelga ou outros vegetais, fermentada com alho, gengibre, pimenta e peixe também fermentado. 

A iguaria é servida como acompanhamento em quase todas as refeições coreanas, além de ser ingrediente de alguns pratos quentes, como sopas e arroz frito.

Além do sabor marcante, o kimchi é celebrado por seus benefícios à saúde. Por ser rico em probióticos naturais e vitaminas, o prato tem propriedades para fortalecer o sistema digestivo e imunológico. 

O prato ainda traz simbolismo cultural, já que existem museus, festivais e tradições familiares envolvendo o preparo coletivo do alimento.

2. Bibimbap

O nome bibimbap pode ser traduzido como “arroz misturado”  e o prato é composto por arroz branco coberto com legumes refogados, carne (em geral, bovina), ovo frito e pasta de pimenta (gochujang). Tudo deve ser misturado no próprio prato antes do consumo.

A mistura de cores e texturas da iguaria representa o equilíbrio na culinária coreana, já que cada ingrediente contribui com um sabor e função nutricional. Os legumes usados são, geralmente, espinafre, broto de feijão, cenoura, abobrinha e cogumelos.

Existem também versões vegetarianas ou veganas, nas quais a carne é substituída por tofu ou cogumelos mais encorpados. 

O bibimbap é um prato versátil e boa porta de entrada para quem quer experimentar a comida coreana, sem começar pelas opções apimentadas.

3. Tteokbokki

O tteokbokki é um conjunto de bolinhos de arroz cilíndricos, cozidos em molho vermelho de gosto intenso feito com gochujang, açúcar, alho e caldo de anchova. O sabor combina picância com um toque adocicado.

Na Coreia do Sul, é comum encontrar o tteokbokki em feiras e barracas de rua, servido em porções generosas. Ele também ganhou versões com queijo derretido por cima ou recheios diversos dentro dos bolinhos.

O prato é um clássico entre os jovens coreanos e aparece em doramas e realities do país. 

No Brasil, é possível encontrar o tteokbokki em restaurantes especializados, além de kits para prepará-lo em casa vendidos em lojas de produtos asiáticos.

  • Leia também: 7 receitas internacionais para experimentar sem sair de casa

4. Japchae

O japchae é um prato leve e saboroso, composto por macarrão de batata-doce (dangmyeon), legumes salteados e tiras de carne bovina. Todos os ingredientes são refogados com óleo de gergelim, alho e molho de soja, o que provoca no prato um sabor delicado e levemente adocicado.

A tradição envolve servir a iguaria em ocasiões especiais e festas, mas ele também pode ser consumido como refeição principal ou acompanhamento de outros pratos. O macarrão de batata-doce, transparente e com textura única, agrada a quem busca alternativas ao trigo.

O japchae também pode ser adaptado facilmente para dietas vegetarianas, além de ser boa opção para quem não quer consumir pratos picantes. 

A combinação de legumes coloridos como cenoura, espinafre e cogumelos também deixa o prato visualmente atraente.

5. Samgyeopsal

O samgyeopsal é um dos pratos mais populares na Coreia do Sul e envolve a experiência do “churrasco de mesa”. Ele é feito com fatias grossas de barriga de porco, grelhadas na hora em uma grelha no centro da mesa.

O acompanhamento da carne é formado por alface, cebola, alho, pasta de pimenta (cssamjang) e arroz. Os ingredientes são colocados em uma folha que forma pequenos wraps, que devem ser consumidos em uma única mordida. 

O sabor é marcado pela carne marinada, além da combinação com os acompanhamentos frescos. 

O samgyeopsal não utiliza molho durante o cozimento, valorizando a qualidade e o preparo da carne suína. Em restaurantes especializados, a grelha é substituída entre cada rodada para garantir o melhor sabor da carne.

3 restaurantes de comida coreana em SP

A capital paulista possui ótimas opções para quem quer provar a comida coreana de maneira autêntica.

1. Komah 

O Komah  é referência quando o assunto é alta gastronomia sul-coreana no Brasil. Localizado na Barra Funda, o restaurante apresenta pratos tradicionais com um toque contemporâneo.

Entre os destaques, estão o kimchi bokkeumbap (arroz frito com kimchi), o samgyeopsal de porco caipira e entradas que reinterpretam receitas clássicas. A carta de bebidas também inclui soju, um destilado coreano feito a partir de arroz ou batata-doce, e drinks inspirados na Coreia do Sul.

Recomenda-se fazer reserva, pois o restaurante é bastante procurado. O Komah também já apareceu em rankings internacionais de melhores restaurantes coreanos.

2. Portal da Coreia

Localizado no bairro do Bom Retiro, o Portal da Coreia é um restaurante que mantém viva a tradição culinária coreana em São Paulo, com cardápio extenso.

Os pratos mais pedidos são o bibimbap, o bulgogi (feito com carne marinada grelhada) e o kimchi. O restaurante também serve ban-chan, que são pequenos acompanhamentos típicos da Coreia do Sul.

A comida é preparada por coreanos com receitas de família e o restaurante é uma boa opção para quem quer provar a comida típica sul-coreana, sem adaptações ao paladar brasileiro.

3. Bicol

O restaurante Bicol, também no Bom Retiro, tem como foco os pratos rápidos, como tteokbokki com queijo, ramen coreano e bibimbap.

Ideal para um almoço descontraído ou um jantar informal, o Bicol oferece boa variedade de pratos. Os ingredientes são frescos e há opções vegetarianas e menos apimentadas para iniciantes.

Além da comida, o Bicol tem uma decoração inspirada nos cafés de Seul e atrai um público jovem, como fãs de K-pop.

Para explorar mais sabores da Ásia e do mundo inteiro, em casa ou em idas a restaurantes diversos, acesse os conteúdos do Terra Degusta!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade