PUBLICIDADE

Sobremesas rápidas e fáceis para adoçar o dia a dia

Pratos para matar a vontade de um docinho, mesmo em dias que sobra pouco tempo para a cozinha

23 jun 2022 05h00
ver comentários
Publicidade

A partir de agora, quando estiver com vontade de uma sobremesa e o tempo estiver curto, sem problemas. Não é preciso mais reservar um tempão na cozinha para adoçar o dia a dia.

O Paladar fez uma seleção de receitas fáceis, saborosas e muito rápidas para você fazer em casa. Ainda que uma ou outra leve um tempo a mais na geladeira, o tempo de preparo é vapt-vupt.

São receitas de todos os tipos e para todos os gostos, que vão desde compotas, passando por cookies e até chegar ao amado brownie.

Tiramisù de pão de ló e laranja

Tradicionalmente, a base do tiramisù é o biscoito champanhe. Mas essa sobremesa italiana para comer de colher inspira diversas combinações. Esta leva pão de ló, em vez do biscoito. Suco de laranja no lugar do café, além de misturar chantilly ao mascarpone, para deixar o creme mais leve. Talvez o resultado esteja mais para o trifle, inglês, do que para o tiramisù... mas o que importa é que ficou muito delicado, uma delícia. Confira a receita completa.

Compota de amoras com vinho

Esta receita da compota de amoras com vinho do professor da Le Cordon Bleu São Paulo, Salvador Ariel Lettiere, pode ser utilizada em sobremesas quanto saboreada na companhia de queijos, iogurtes ou na companhia de um croissant, no café da manhã. Confira como fazer aqui.

Cookie de goiabada

Receita da chef pâtissière Lu Bonometti, que é autora do livro Biscoito ou bolacha?: Pequenas delícias em 50 receitas e dicas e comanda a Casa Bonometti, confeitaria onde os biscoitos são os carros-chefes. Este é um biscoito delicado, que mistura o sabor do amanteigado com a doçura da goiabada. Veja aqui como fazer.

Mousse de chocolate

Foto: margouillatphotos / iStock

O mais puro e intenso gosto do chocolate transformado em delicada nuvem cremosa e aveludada (mousse, em francês, quer dizer espuma) tem por essência sua simplicidade, porém envolve muita técnica. Essa é uma receita que funciona sempre e que entrega tudo aquilo que você espera da uma boa mousse de chocolate - tem bolhas, muitas bolhas, sabor intenso de chocolate, cremosidade e textura aveludada. São apenas quatro ingredientes, e pouco menos de 20 minutos antes de ir para a geladeira. Confira como fazer.

Merengue com chocolate e café

Mesmo que você não seja um grande cozinheiro, vai conseguir fazer essa sobremesa. É fácil e deliciosa. Use suspiro pronto, o que facilita. Dois detalhes tornam esse merengue especial: um praliné de amêndoas (é fácil fazer!) e uma pitada de pó de café na calda de chocolate. Além disso, é só misturar suspiros, chantilly e sorvete de creme. E montar bonito, espalhando aos poucos. Veja aqui como fazer.

Pavê de paçoca

Foto: John Hancock Photography / iStock

Este pavê de paçoca está no cardápio do Las Chicas e é bom como parece. É bem cremoso e, apesar de tantos ingredientes doces, o chantilly sem açúcar e o sal da paçoca equilibram o sabor. De quebra, é muito fácil de fazer. Veja como fazer.

Crepe de doce de leite

Similar ao hit do Quintal do DeBetti, restaurante que nasceu de churrascadas que o açougueiro fazia para os amigos. É um doce bem doce, que você pode finalizar numa chapa na churrasqueira, numa frigideira de ferro ou com um maçarico, se tiver: é só salpicar um pouco de açúcar cristal e queimar. Ele deve ser fininho e delicado (fofa e alta é a panqueca americana), então não ponha muita massa na frigideira de uma vez. O ideal é usar uma frigideira de fundo reto e bordas baixinhas. Unte e aqueça a frigideira, mas não exagere no óleo, para não encharcar o crepe. O ideal é pincelar o óleo e tirar o excesso com um papel toalha. Veja como fazer.

Banoffee, torta de banana, doce de leite e chantilly

Com camadas de banana, doce de leite e chantilly, a banoffee é uma torta criada na Inglaterra nos anos 1970 de preparação extremamente simples, o que talvez explique sua vocação para se tornar popular — já tem releituras feitas por chefs e confeiteiros na cidade. A base da massa é de biscoito. O toffee, no caso o doce de leite, vai sobre ela. Por cima vem a camada de bananas e, para finalizar, o chantilly. Veja a receita.

Struffoli com calda de mel

É um bolo denso de frutas e castanhas umedecido em úsique, com a dica de usar uísque irlandês ou bourbon americano, que são mais aromáticos. Confira como preparar a receita.

Brownie facílimo, feito com cacau em pó

Este brownie não poderia ser mais fácil de fazer - nem mais gostoso. A "genialidade", no caso, está em usar cacau em pó em vez de chocolate. Veja como fazer.

Estadão
Publicidade
Publicidade