PUBLICIDADE
Jabuticaba é boa para a imunidade: conheça benefícios e receita de geleia
(0.0)
Exibir comentários
28 out 2022 - 09h43
(atualizado às 16h32)
Compartilhar
Geleia de jabuticaba – Foto: Shutterstock  Foto: Guia da Cozinha

Geleia de jabuticaba – Foto: Shutterstock

Foto: Guia da Cozinha

Nativa da Mata Atlântica, a jabuticaba é pequenina, tem a casca roxa e polpa branca. Por ser originária do Brasil, pode ser encontrada em todo o país, mas você vai se deparar com mais árvores desse tipo entre setembro e dezembro nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

A jabuticaba é favorecida pela primavera, período em que acontece sua melhor safra. Neste momento, a fruta é mais fresca, tem maior concentração de vitaminas e nutrientes e sua produção teve menos agrotóxicos envolvidos. Tudo isso porque ela está sendo cultivada no momento ideal, quando clima e solo estão atendendo seu ciclo natural de produção.

Assim como outros alimentos da estação, a jabuticaba é uma fruta de valor nutricional importante. E o mais interessante é que muitos dos benefícios podem ser encontrados na casca, por vezes descartada sem nem pensar duas vezes. Por isso, conheça os principais benefícios de incluir a jabuticaba no seu cardápio e as melhores formas de consumir a fruta:

1. Previne o envelhecimento precoce

Embora possa ser desprezada no consumo, a casca da jabuticaba é composta por antioxidantes que podem prevenir o envelhecimento precoce. O efeito pode ser visto principalmente na saúde da pele, com a melhora da estética, reduzindo flacidez e rugas desde que estilo de vida e fatores alimentares também sejam balanceados. 

"A casca da jabuticaba é rica em um composto bioativo chamado antocianina [que lhe confere a cor arroxeada], que é um potente antioxidante, capaz de auxiliar no processo de faxina e renovação celular. Ele atua na prevenção do envelhecimento precoce, otimizando o processo de destoxificação natural do organismo [limpeza de toxinas e otimização do funcionamento do fígado], prevenindo danos ao DNA", explica a nutricionista Gisele Haiek.

2. Ajuda na saúde intestinal

Outro benefício da casca da jabuticaba é a melhora da saúde intestinal. Por ser rica em fibras, a fruta pode ajudar a regular o intestino com a manutenção na microbiota intestinal, além de estimular o trânsito do intestino. 

3. Pode ser aliada no emagrecimento

A jabuticaba pode ajudar no processo de emagrecimento, quando outros fatores também estão alinhados. Devido à alta composição de fibras, a casca da fruta lentifica a absorção dos açúcares, trazendo mais saciedade. Ela também ajuda no equilíbrio da absorção de gorduras e na proporção das frações de colesterol do corpo. 

4. É rica em vitamina C

Já falamos sobre os benefícios da casca da jabuticaba. Mas polpa dela não fica atrás. Com suas vitaminas e minerais, ela apresenta importantes funções antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e anticancerígenas. "A polpa é rica em carboidratos, vitaminas do complexo B e vitamina C, além de proantocianidinas e elagitaninos", destaca Haiek.

5. Tem propriedades antioxidantes

A jabuticaba também apresenta propriedades antioxidantes com os taninos, compostos chamados de polifenóis. Essas substâncias são responsáveis por agir contra os radicais livres, atuando na prevenção de doenças como câncer e doenças cardiovasculares. 

6. É boa para a imunidade

O zinco também está presente na composição da fruta, ajudando em algumas reações enzimáticas do metabolismo. O destaque vai para a ajuda dada à imunidade, fertilidade, saúde capilar, saúde intestinal e neurológica

Como consumir jabuticaba?

A jabuticaba é muito versátil. É possível consumir a fruta crua, com sua polpa, em sucos, saladas de frutas e iogurtes. Outra opção é usar a jabuticaba, especialmente a casca, no preparo de receitas como geleias, chás e até mesmo bolos e tortas.

"Vale lembrar que a casca da jabuticaba tem um sabor residual amargo e, antes de usar em qualquer preparo, além de lavar muito bem, é importante ferver a casca por 10 minutos para remover o amargor", destaca a nutricionista. 

Para preparar o chá, você vai precisar colocar água bem quente (quase em ponto de fervura) sob as cascas limpas e esperar cerca de 10 minutos. "O chá é excelente para saúde do fígado [devido o amargor residual], auxilia na modulação do paladar, além de conter os compostos bioativos, como a antocianinas e todos os seus benefícios", diz Haiek.

Nos dias mais quentes, a jabuticaba pode te ajudar a se refrescar. Basta bater a polpa congelada da fruta com iogurte natural e banana para um sorvete natural de jabuticaba.

Uma opção saborosa é usar a casca de jabuticaba para preparar uma geleia, praticando o aproveitamento integral do alimento. Depois de usar a polpa em outros preparos, em vez de descartar a casca, você aproveita essa receita tão deliciosa quanto. Confira os ingredientes e passo a passo com o Guia da Cozinha: 

Geleia de casca de jabuticaba

Geleia de jabuticaba – Foto: Shutterstock
Geleia de jabuticaba – Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

Ingredientes da Geleia de casca de jabuticaba:

  • cascas de jabuticaba 
  • açúcar de coco (ou adoçante natural em pó)
  • limão 

Modo de preparo:

Lave as cascas da jabuticaba em água corrente. Em seguida, leve as cascas cobertas com água para o fogo médio e deixe ferver por 10 minutos (esse processo ajuda a remover o amargor). Após descartar a água, bater levemente no liquidificador com um pouco de água filtrada (o suficiente para ser possível bater). 

Leve as cascas batidas ao fogo com meio limão espremido e açúcar de coco a gosto, mexendo até engrossar. Depois, guarde a sua geleia em um pode de vidro esterilizado na geladeira (para esterilizar, basta jogar água fervente no pote e tampa limpos previamente). Pronto, aproveite sua geleia!

Guia da Cozinha
Compartilhar
Publicidade
Publicidade