Comer apenas uma salsicha por dia aumenta o risco de câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, de acordo com um estudo
O estudo alerta que qualquer quantidade de carne processada aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer de cólon
"O consumo regular, mesmo de pequenas quantidades, de carne processada está associado a um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2, doença cardíaca isquêmica e câncer colorretal."
Essa é a enfática afirmação do pesquisador Demewoz Haile ao comentar as descobertas de um estudo recente que analisa o impacto na saúde do consumo desse tipo de produto cárneo, bem como de bebidas açucaradas e gorduras trans.
Entenda as descobertas
O estudo, publicado esta semana na revista Nature Medicine, baseia-se nas evidências científicas que já associam esses tipos de alimentos a diversas doenças, mas vai além.
A equipe de Haile se propôs a investigar as relações dose-resposta entre esses alimentos e seu impacto na saúde. Para tanto, os autores revisaram mais de 70 estudos anteriores, reunindo dados de milhões de participantes, para analisar as relações entre alimentos ultraprocessados e três problemas de saúde comuns: diabetes tipo 2, doença cardíaca isquêmica e câncer colorretal.
Especificamente, eles investigaram as associações entre carne processada, bebidas açucaradas e ácidos graxos trans; a carne processada apresentou os piores resultados em todos os casos, mesmo com pequenas quantidades consumidas.
...
Veja também
Diabetes tipo 2: o que é, sintomas, tratamentos e se tem cura
Sempre usamos adoçantes para perder peso, até agora sabemos por que às vezes eles não funcionam
8 exercícios caseiros para controlar a glicemia e o diabetes
3 melhores truques para controlar os níveis de açúcar no sangue por meio da alimentação