As folhas da salada permanecem frescas por semanas se você guardá-las dessa forma
Sabe quando a salada estraga rápido na geladeira? Com um truque simples, suas folhas ficam frescas por semanas.
Quem nunca abriu a geladeira para preparar uma salada e encontrou as folhas já murchas, escurecidas e sem vida? Esse é um problema frustrante porque além de perder a textura crocante e o sabor, também há o desperdício de nutrientes. Mas existe uma forma simples de conservar as folhas por muito mais tempo, sem perder a qualidade.
Segundo a nutricionista integrativa e farmacêutica Verônica Dias, do Instituto Nutrindo Ideais, o segredo está em entender como as folhas se comportam e o que acelera sua degradação. "As folhas de salada têm células delicadas e muito ricas em água. Quando não são armazenadas corretamente, perdem turgor, murcham e ainda ficam mais suscetíveis à ação de micro-organismos e à oxidação", explica.
Leia mais: Um truque de chef para manter a alface fresca por mais de 60 dias sem complicar a vida
Por que as folhas estragam tão rápido?
O processo é natural, mas pode ser retardado com os cuidados certos. "Quando guardadas de forma inadequada, ocorre perda de água, degradação enzimática e proliferação de bactérias e fungos, principalmente em ambientes úmidos e quentes", diz Verônica. Isso explica por que a alface ou a rúcula esquecidas em um canto da geladeira se transformam em folhas escuras e viscosas em poucos dias.
...
Veja também
Árvore tropical e frutífera que muitos ignoram pode crescer com facilidade em qualquer quintal
As folhas da salada permanecem frescas por semanas se você guardá-las dessa forma
A fruta que mais mata a fome, segundo nutricionistas, é barata e abundante no Brasil