PUBLICIDADE

As 10 melhores sopas frias do mundo segundo ranking internacional

Voltadas para o alto verão, as sopas de maioria europeia lideram a lista; conheça

2 abr 2024 - 21h34
Compartilhar
Exibir comentários
Gazpacho, da Espanha, é a décima da lista
Gazpacho, da Espanha, é a décima da lista
Foto: Yulia_Davidovich/iStock

O TasteAtlas é uma plataforma de gastronomia que, embora não tenha validação profissional, apresenta grande importância e influência por dar voz a consumidores comuns. O site funciona como uma espécie de enciclopédia da comida e elenca alimentos típicos do mundo todo.

Além do catálogo, internautas de diferentes nacionalidades utilizam o TasteAtlas para registrar suas experiências com pratos, bebidas, restaurantes e polos gastronômicos, podendo redigir avaliações e atribuir notas que vão de 0,5 a 5. Esses dados, uma vez coletados, são calculados e convertidos em rankings das mais diversas categorias e setores.

Um deles é da categoria de sopas frias, que em março deste ano foi atualizado. Conheça as 10 primeiras colocadas:

  1. ltibaršciai: tradicional da Lituânia, essa é uma sopa feita com beterraba em conserva e kefir, que leva pepino ralado e ovos cozidos.
  2. Porra Antequerana: original da cidade de Antequera, na Espanha, é feita com pão adormecido, azeite, tomate, ovos cozidos e pedaços de presunto.
  3. Salmorejo: sopa tradicional de Córdoba, na Espanha, é feita com purê de tomate, alho, azeite, pão e vinagre.
  4. Tarator: é uma sopa búlgara feita com iogurte, pepino, alho, endro, nozes e um pouco de água ou gelo.
  5. Vichyssoise: essa sopa de origem francesa é um creme de alho-poró com batatas, caldo e creme de galinha e cebola.
  6. Ajoblanco: também da Espanha, a sopa é feita de purê de pão amanhecido com alho, vinagre, amêndoas e azeite, além de acompanhar uvas brancas.
  7. Naengmyeon: essa é uma receita originada em Pyongyang, na Coréia Popular. É feita com macarrão, ovos cozidos, caldo de carne, rabanete em conserva e pêra coreana.
  8. Auksta zupa: tradicional da Letônia, essa sopa fria leva kefir, beterraba, linguiça de leite e pepino.
  9. Meggyleves: é uma sopa doce, cremosa e levemente azeda criada na Hungria feita com cereja, nata, açúcar, farinha e sal.
  10. Gazpacho: também criada na Espanha, a gazpacho é considerada uma receita que variou da sopa salmorejo, e leva tomate, pimentão, cebola, pepino, azeite, vinagre e croutons.
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade