PUBLICIDADE

Você sabia? Pipoca pode ser saudável, se consumida da forma certa

A pipoca é ótima para quem busca uma alimentação saudável sem se esquecer do sabor

4 out 2023 - 11h01
(atualizado às 18h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando você ouve a palavra pipoca, muitas coisas devem vir à mente - filmes, cinema, manteiga, por exemplo -, mas provavelmente saúde não é uma delas. Porém, esse alimento pode sim trazer vários benefícios para o organismo, viu? Pois é, dá para comer aquela pipoca bem gostosa sem comprometer a saúde!

A engenheira de alimentos da Combrasil, Ana Rachel, explica que o milho da pipoca traz consigo um enorme valor nutricional. "Esse alimento dá a sensação de saciedade e melhora o funcionamento intestinal. A pipoca possui ainda polifenóis, antioxidantes que agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, os riscos de doenças cardíacas e a oxidação de colesterol", explica.

E as vantagens desse "snack" não param por aí! Porém, é preciso consumir a pipoca da forma e na quantidade certas para evitar que ela acabe se tornando mais calórica e menos saudável. Entenda melhor os benefícios do grão e esses cuidados necessários:

Pipoca faz bem sim!

Como já mencionado, os benefícios da pipoca para o organismo são vários. Confira os principais a seguir:

Fonte de fibras: a pipoca contém uma quantidade significativa de fibras, essenciais para a saúde digestiva e para a prevenção de problemas como a prisão de ventre. As fibras também ajudam a promover a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso.

Rica em antioxidantes: estudos mostram que a pipoca é rica em antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam na proteção contra doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce.

Baixo teor de calorias: comparada com outros lanches, a pipoca pode ser considerada de baixa caloria. Um copo de pipoca estourada sem manteiga contém aproximadamente 30 calorias.

Fonte de energia: como a pipoca é rica em carboidratos complexos, ela é uma ótima fonte de energia para o corpo. Assim, ela pode ser um bom "snack" pré-treino.

Grãos integrais: os grãos integrais fornecem nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio, zinco e ferro. E, como o grão de milho é considerado integral, a pipoca faz parte desse grupo.

Prevenção de doenças generativas: o grão contribui para a prevenção doenças degenerativas, como mal de Parkinson e Alzheimer, e alguns tipos de câncer. Uma das razões para isso é que a pipoca é uma fonte de vitaminas do complexo B, um grupo de micronutrientes que participa de diversas funções no organismo, inclusive do bom funcionamento do sistema nervoso.

Cúrcuma em cápsula é a nova moda: suplemento faz bem? O que a ciência diz? Cúrcuma em cápsula é a nova moda: suplemento faz bem? O que a ciência diz?

Dicas para consumir pipoca de forma saudável

Apesar de a pipoca ser saudável, existem coisas que acrescentamos nela ou formas pelas quais a consumimos que fazem com que ela se torne menos benéfica. Veja dicas de como deixá-la o mais saudável possível:

Opte pelo estouro natural: a pipoca de micro-ondas pode até ser mais prática, mas o melhor é evitá-la por conta dos aditivos e conservantes. É mais recomendável estourar os grãos de milho em uma panela com um pouco de óleo ou, melhor ainda, utilizar uma máquina de pipoca sem óleo.

Evite a adição excessiva de manteiga: a manteiga adiciona calorias e gorduras à pipoca - ou seja, se realmente fizer questão, adicione uma quantidade pequena.

Use pouca quantidade de sal: essa é outra adição que torna ela menos saudável, então cuidado com o exagero.

Experimente opções de temperos saudáveis: para variar o sabor, que tal experimentar opções de temperos saudáveis, como curry em pó, páprica, alho em pó ou queijo parmesão ralado? Eles adicionam sabor sem muitas calorias extras.

Projeto verão: cuidado para não cair em ciladas:

Qual a porção adequada?

A recomendação é uma ingestão de 20g (ou uma xícara e meia) por dia, pois isso é o suficiente para garantir os benefícios oferecidos pelas fibras e vitaminas deste alimento. "Como qualquer outro alimento aliado da dieta, a pipoca também deve ser consumida com moderação", finaliza a engenheira de alimentos.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade