PUBLICIDADE

Oftalmologista aponta melhores alimentos para a visão

Uma alimentação saudável é poderosa na proteção da visão e saúde dos olhos. Oftalmologista aponta o que incluir na dieta

29 mai 2024 - 15h15
(atualizado às 16h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Oftalmologista aponta melhores alimentos para a visão
Oftalmologista aponta melhores alimentos para a visão
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Assim como todo o nosso corpo, os olhos também são atingidos por uma variedade de doenças, que limitam a visão e, com isso, a qualidade de vida. Contudo, nos casos em que a genética não é imbatível, é possível prevenir esses problemas com um estilo de vida saudável. Isso inclui adicionar alguns alimentos na dieta.

Nubia Vanessa, médica oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, destaca que uma alimentação saudável é boa para qualquer tipo de comorbidades, como diabetes, hipertensão arterial. Além disso, uma dieta balanceada pode proteger a visão.

"Se você tem uma boa alimentação balanceada, com todos os grupos de alimentos, e associada a exercício físico, isso diminui a quantidade de radicais livres, melhorando a saúde ocular", diz a profissional.

Alimentos que fazem bem a visão

A oftalmologista aponta algumas opções alimentares que fazem especialmente bem para os olhos. Confira:

  • Alimentos ricos em ômega 3 como os peixes, como o salmão e a cavalinha;
  • Legumes, leguminosas e folhas verdes, pois são ricos em vitamina e vitamina C. Além disso, alguns têm substratos como a luteína e a zeaxantina que são excelentes para a mácula (retina);
  • Oleaginosas, como linhaça, castanhas, pistache e amêndoas, ricas em zinco, o que ajuda na prevenção de degeneração macular, bem como da catarata;
  • Carne vermelha, que contêm ferro e zinco, nutrientes que ajudam na absorção de vitaminas.

Nubia aponta ainda que é possível encontrar esses nutrientes em suplementos. Porém, é necessário consultar um profissional para prescrição médica.

"Lembrando que a gente precisa ter todos os grupos dos alimentos para ter uma alimentação saudável. E, caso você tenha algum tipo de problema de saúde, o ideal é procurar um profissional adequado", conclui a oftalmologista.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade