PUBLICIDADE

Melhora na saúde: 6 motivos para você consumir mais chá

Da hidratação à melhora da saúde cardiovascular, consumir chá traz excelentes benefícios à saúde

12 abr 2024 - 19h00
(atualizado em 13/4/2024 às 19h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Melhora na saúde: 6 motivos para você consumir mais chá
Melhora na saúde: 6 motivos para você consumir mais chá
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Há diversas maneiras de fortalecer a saúde: seja com uma boa alimentação, qualidade de sono e através da prática de exercícios físicos. Além disso, outra forma que tem se tornado cada vez mais popular e traz benefícios para o organismo é o consumo de chá.

O consumo regular de chá por infusão, por exemplo, é um hábito histórico associado ao autocuidado e a um estilo de vida saudável. Isso porque os benefícios do consumo de chás são comprovados ao longo de séculos, com a própria origem da bebida ligada a esse fato.

História do chá como um aliado da saúde

Reza a lenda que no ano de 2.737 a.C. o imperador chinês Shen Nung, popularmente conhecido como o Curandeiro Divino, tentando solucionar a constante incidência de surtos epidêmicos em seu reino, criou uma lei que obrigava o povo a ferver a água antes de ingeri-la. 

Um dia, quando repousava sob uma árvore, pediu a seus servos que lhe levassem um copo de água fervida. Antes de ingerir o líquido, algumas folhas de uma árvore próxima haviam caído no recipiente. Interessado na mistura, ele provou e gostou do resultado. 

Assim surgiu, então, a cultura do chá, incutida na ideia de pureza, harmonia e vida saudável, que se expandiu pela Europa até chegar à América. Hoje, o chá é a segunda bebida mais consumida do mundo, atrás apenas da água.

6 razões para aumentar o consumo de chás

O nutricionista consultor da Leão Alimentos e Bebidas, Rodrigo Moreira, listou seis benefícios que os chás por infusão proporcionam à saúde. Confira:

1. Diminui níveis de colesterol no sangue

De acordo com estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition, alguns chás, como o famoso chá-verde, auxiliam na redução do colesterol LDL (low density lipoprotein), também chamado de colesterol ruim, ao inibir a sua absorção. Por isso, essa bebida associada a uma dieta saudável pode ajudar a evitar que o LDL se acumule em artérias, o que dificulta o fluxo de sangue e aumenta o risco de infarto e AVC. 

2. Acalma naturalmente

Muitos chás podem auxiliar diretamente na redução do estresse, reduzindo os níveis do hormônio cortisol na corrente sanguínea e auxiliando no relaxamento e aumento de concentração. Apenas algumas xícaras por dia são responsáveis por uma melhoria no equilíbrio mental e na produtividade.

3. Auxilia no controle da pressão arterial

Alterações na pressão arterial, especialmente a pressão alta, podem causar sérios problemas de saúde, como infarto e insuficiência cardíaca. Alguns chás, como o de hibisco, auxiliam indiretamente na redução de níveis de pressão, graças ao seu poder diurético, que estimula o funcionamento dos rins, contribui para a eliminação dos líquidos acumulados e auxilia no equilíbrio da pressão.

4. Melhora a qualidade do sono

O consumo de chás, especialmente os conhecidos por seus efeitos naturais calmantes como os de ervas, auxiliam na redução do estresse e promovem o relaxamento geral do corpo. Consequentemente, isso ajuda diretamente na melhoria da qualidade do sono.

5. Ajuda na desintoxicação do organismo

Os radicais livres são responsáveis por acelerar o processo de deterioração celular. Consumir antioxidantes, compostos que combatem os radicais livres, auxilia na desintoxicação e no envelhecimento do organismo. Os chás ajudam, pois são ricos em antioxidantes.

6. Mantém a hidratação do corpo

Estudos indicam que alguns chás, quentes ou frios, desempenham função de hidratação no organismo, contribuindo para levar nutrientes às células, lubrificar articulações, auxiliar no controle da temperatura corporal e eliminar toxinas por meio da urina. Os chás de ervas são os mais indicados para hidratar o corpo, por exemplo.

Não substitui remédios

O especialista lembra, no entanto, que o consumo da bebida não substitui tratamentos médicos. "As ervas servem como complemento de uma dieta saudável, natural e que auxiliam no bem-estar das pessoas", finaliza o nutricionista. 

10 dicas para consumir chás de plantas medicinais com segurança 10 dicas para consumir chás de plantas medicinais com segurança

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade