Grão-de-bico engorda? Nutróloga responde!
Profissional indica melhor forma de preparo para evitar gasesO grão de bico, essa leguminosa versátil e saborosa, tem conquistado cada vez m
O grão-de-bico é uma leguminosa versátil e saborosa, rico em nutrientes e com diversos benefícios para a saúde. Ele é um alimento indicado para quem busca uma fonte de nutrientes e pode ser preparado de muitas formas.
Grão-de-bico engorda?
"Costumo dizer que não é um alimento que engorda por si só. Ele é rico em fibras e proteínas, o que ajuda a manter a sensação de saciedade e pode auxiliar no controle do peso, desde que consumido de forma equilibrada", explica a médica nutróloga Sandra Lúcia Fernandes, professora do curso de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Nutrologia.
Segundo a profissional, se houver um consumo em excesso, ou caso seja preparado com muitos temperos gordurosos ou óleos, ele, sim, pode se tornar mais calórico. "Como qualquer outro alimento, o grão-de-bico deve ser consumido com moderação, dentro de um plano alimentar balanceado", completa.
Melhor forma de preparo para evitar gases
Assim como outras leguminosa, ele pode causar gases, por causa do seu conteúdo de fibras e oligossacarídeos (um tipo de carboidrato de difícil digestão). Para minimizar os gases, seguem algumas dicas de preparo:
- Deixar de molho: Antes de cozinhar, importante deixar o grão-de-bico de molho por pelo menos 12 horas. Isso ajuda a reduzir o conteúdo de oligosacarídeos e também facilita a digestão.
- Trocar a água do molho: Descarte a água em que o grão-de-bico ficou e cozinhe-o em água fresca. Isso pode ajudar a reduzir os compostos responsáveis pelos gases.
- Cozinhar bem: o grão-de-bico deve ser cozido completamente para amolecer os carboidratos e fibras, o que pode ajudar na digestão.