Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Grão-de-bico ou feijão? Qual deles é mais nutritivo?

Nutróloga explica as diferenças e os benefícios de cada um dos alimentos

6 mar 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Conheça os benefícios do grão-de-bico para a saúde
Conheça os benefícios do grão-de-bico para a saúde
Foto: Freepik

O grão-de-bico e o feijão são fontes importantes de nutrientes, mas há algumas diferenças entre eles. Segundo a médica nutróloga Sandra Lúcia Fernandes, professora do curso de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Nutrologia, para quem deseja aumento o consumo proteico, o grão-de-bico é o mais indicado.

Além disso, a profissional destaca mais 3 diferenças:

1- Fibras - Ambos são ricos, mas o grão-de-bico tende a ter um teor ligeiramente maior.

2- Vitaminas e minerais - O grão-de-bico é uma excelente fonte de folato, que é especialmente importante para a saúde do coração e da formação de células sanguíneas. 

"Já o feijão, por outro lado, tem um conteúdo mais alto de ferro, especialmente importante para a saúde do sangue", ressalta.

3- Calorias - O grão-de-bico tem um pouco mais de calorias (cerca de 160-180 calorias por 100 g cozido) e o feijão (cerca de 130-140 calorias por 100 g cozido), o que pode ser relevante em casos de controle da ingestão calórica.

"Os dois são muito nutritivos e oferecem benefícios semelhantes, mas o grão-de-bico pode ser ligeiramente mais denso em proteínas e calorias, enquanto o feijão oferece uma maior quantidade de ferro", completa a médica.

Grão-de-bico engorda?

"Costumo dizer que não é um alimento que engorda por si só. Ele é rico em fibras e proteínas, o que ajuda a manter a sensação de saciedade e pode auxiliar no controle do peso, desde que consumido de forma equilibrada", destaca.

No entanto, se houver um consumo em excesso, ou caso seja preparado com muitos temperos gordurosos ou óleos, ele, sim, pode se tornar mais calórico. "Como qualquer outro alimento, o grão-de-bico deve ser consumido com moderação, dentro de um plano alimentar balanceado". conclui.  

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade