PUBLICIDADE

Entrou na menopausa? Saiba o que tirar e o que incluir na dieta

A alimentação é um fator preponderante durante a menopausa, já que tem relação direta com o equilíbrio do organismo e o bem-estar

4 dez 2023 - 10h01
(atualizado às 17h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Não é nenhuma novidade os impactos que a menopausa pode causar na vida de uma mulher. Alterações fisiológicas e de humor, além de fogachos, enxaquecas e outros desconfortos entram para a lista de tudo o que pode tirar o bem-estar de alguém que está passando pelo climatério. O que poucas sabem é que a alimentação desempenha um papel decisivo durante essa fase.

Entrou na menopausa? Saiba o que tirar e o que incluir na dieta -
Entrou na menopausa? Saiba o que tirar e o que incluir na dieta -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

O que tirar e o que incluir na dieta durante a menopausa

De acordo com a naturopata Fernanda Capobianco, alguns alimentos como aveia, azeitona, ervilhas secas, feijão, inhame, dentre outros, auxiliam neste período. "Cada um deles tem um benefício diferente que auxilia na digestão e metabolismo. É o caso, por exemplo, da aveia, que tem beta-glucana e possui benefícios comprovados para a saúde do coração, manutenção dos níveis de açúcar no sangue e função digestiva", explica.

Por outro lado, outras opções alimentares podem agravar os desconfortos das mulheres que estão na menopausa. É o caso dos farináceos, carboidratos e doces, que fazem a pessoa ganhar peso, e assim contribuem para a inflamação do corpo. 

Além disso, a naturopata alerta para o consumo de álcool e cafeína, que atrapalham o metabolismo e, assim, prejudicam o humor. Isso porque, durante o climatério, a produção hormonal da mulher cai naturalmente. Então, hormônios como a melatonina, responsável  pelo controle do sono, ficam com baixa concentração.

"Ao consumir muito café ou álcool, isso atrapalha mais ainda o sono e metabolismo, deixando a mulher mais irritada. É um efeito em cadeia, está tudo interligado", esclarece a especialista.

Importância da saúde do fígado

Fernanda destaca que um fígado saudável e em pleno funcionamento é essencial para a boa saúde durante a menopausa. "Ele fornece energia vital para todos os sistemas do corpo, ajuda a regular a digestão, assiste à liberação de toxinas e resíduos, melhora o metabolismo, equilibra os hormônios e nutre o cabelo, a pele, as unhas, os olhos e as células", aponta.

Por isso, segundo ela, as mulheres que estão na menopausa costumam sofrer carência de substâncias e líquidos que nutrem o fígado. "Portanto, é crucial nesse período de fluxo hormonal que o fígado seja nutrido e sustentado da maneira correta", finaliza.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade