PUBLICIDADE

Confira 7 tipos de alimentos ricos em proteínas e seus benefícios

Esses nutrientes contribuem para o funcionamento do corpo e auxiliam no emagrecimento

28 mar 2023 - 16h00
(atualizado em 29/3/2023 às 11h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Alimentos ricos em proteínas são importantes para a saúde
Alimentos ricos em proteínas são importantes para a saúde
Foto: Atalla | Shutterstock / Portal EdiCase

As proteínas são essenciais para o funcionamento do corpo humano, pois ajudam na construção da pele, dos músculos, dos ossos e de outros tecidos. Além disso, também auxiliam no processo de emagrecimento, visto que possuem lenta digestão e aumentam a sensação de saciedade. 

São nutrientes que podem facilmente ser encontrados em diferentes tipos de alimentos, sejam eles de origem vegetal ou animal. Por isso, a nutricionista Thatyana Freitas listou alguns alimentos ricos em proteínas e os benefícios oferecidos por eles. Veja!

1. Laticínios (leites e derivados) 

Apresentam proteína de alto valor biológico, cálcio e vitaminas A, D e E. Os laticínios são responsáveis pela formação e manutenção muscular. 

2. Carnes magras (aves, peixes e carne vermelha) 

Possuem vitaminas A, D, E e K, aminoácidos, proteínas e minerais (ferro, zinco, cálcio, fósforo, magnésio, sódio e potássio). As carnes magras fornecem matéria-prima para a formação das células e dos hormônios. 

3. Ovo 

O ovo também é fonte de proteína
O ovo também é fonte de proteína
Foto: hector | Shutterstock / Portal EdiCase

O ovo é uma fonte importante de proteína. Além disso, possui tiamina, riboflavina, folato e vitaminas B6 e B12, substâncias essenciais para a produção de energia mais estável. Na gema, encontra-se uma substância denominada colina, que atua diretamente no cérebro, preservando a memória. A albumina, que é encontrada na clara, ajuda na formação muscular e gera saciedade. 

4. Leguminosas (lentilhas, feijões, ervilhas, soja e grão-de-bico) 

Contêm proteínas, carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, fibras solúveis e insolúveis e sais minerais. Em geral, este grupo contribui para o controle dos níveis de colesterol no sangue. 

5. Cereais (arroz, aveia, centeio e cevada) 

Possuem proteínas, fibras, vitaminas, minerais e carboidratos complexos. Os cereais auxiliam no bom funcionamento do intestino e são os principais fornecedores de energia para as células. 

6. Oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim e pistache) 

Oleaginosas auxiliam na redução do colesterol
Oleaginosas auxiliam na redução do colesterol
Foto: Silvia Martins | Shutterstock / Portal EdiCase

Apresentam proteínas, selênio, fibras e gorduras boas (mono e poli-insaturada). As oleaginosas atuam como antioxidantes e auxiliam na redução do colesterol. 

7. Quinoa 

Possui cerca de 20 aminoácidos diferentes, proteínas, carboidratos, fibras, ômega 3 e 6, minerais, vitaminas do complexo B e um alto valor nutritivo biológico. Esse alimento contribui para o fortalecimento da imunidade e para a preservação da elasticidade das fibras musculares. Além disso, contém fitoestrógenos, responsáveis por ajudar a amenizar os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e da menopausa. 

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade