Castanhas ou nozes: qual delas é melhor para a saúde?
As oleaginosas, como castanhas e nozes oferecem inúmeros benefícios à saúde. Segundo a nutricionista clínica Amanda Figueiredo, formada pela USP, esses alimentos são ricos em gorduras boas mono e poli-insaturadas que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e elevar o colesterol bom (HDL), contribuindo para a proteção do coração e a prevenção de doenças cardiovasculares.
Castanhas ou nozes: qual escolher?
Embora ambas sejam altamente nutritivas e calóricas de forma semelhante (entre 580 e 650 kcal por 100 g), cada uma se destaca por propriedades específicas.
"Apesar das semelhanças, elas têm perfis diferentes: as nozes se destacam pelo teor de ômega-3, que auxilia na saúde do coração e do cérebro, e pelos polifenóis antioxidantes, enquanto as castanhas-do-pará são uma das maiores fontes de selênio, mineral essencial para a imunidade, fertilidade e saúde da tireoide", explica a nutricionista.
Embora seja possível trocar uma pela outra, cada uma oferece benefícios distintos, e o ideal é consumir uma variedade de oleaginosas para aproveitar os nutrientes específicos de cada tipo.
O limite entre saudável e excesso
Apesar de todos os benefícios, as oleaginosas exigem atenção à quantidade. Em média, 100 g de oleaginosas fornecem entre 550 e 650 calorias, dependendo do tipo.
"Por isso, o segredo está na moderação. Pequenas porções diárias (um punhado, cerca de 30 g) já são suficientes para colher todos os benefícios, sem prejudicar o equilíbrio da dieta", conclui a especialista.