Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caminho das Índias populariza consumo de erva medicinal

22 abr 2009 - 17h42
(atualizado às 20h08)
Compartilhar

Plantas medicinais são fundamentais nos tratamentos da milenar medicina ayurvédica (ayur significa vida e, veda, ciência), em evidência por causa da novela global

Açafrão-da-índia, 212x300
Açafrão-da-índia, 212x300
Foto: Getty Images
Caminho das Índias

, de Glória Perez. O açafrão-da-índia é uma delas e, apesar de ser muito empregado, não se sabia como a planta age no organismo. De acordo com o

Science Daily

, cientistas de Michigan, Estados Unidos, descobriram o segredo.



» Chat: tecle sobre a notícia
» vc repórter: mande fotos e notícias


Segundo os estudiosos, as moléculas do principal componente da erva, a curcumina, atuam como bioquímicos disciplinares. Elas entram nas membranas das células e as deixam mais estáveis e ordenadas, o que aumenta a resistência contra infecções causadas por micro-organismos.

O açafrão-da-índia é da família do gengibre (Zingiberaceae), sendo sua raiz a parte mais utilizada na culinária e em tratamentos. Em terras indianas, a erva é muito consumida como tempero: cada habitante do país oriental ingere cerca de 100mg por dia. "A planta tem sido utilizada na medicina ayurvérdica nas seguintes situações: desordens biliares, anorexia, tosse, feridas em diabéticos, males hepáticos, reumatismo, sinusite", lista a Associação Brasileira de Medicina Complementar.

Vale lembrar que os tratamentos da medicina ayurveda incluem ainda meditação, massagem, ioga, dieta, aromaterapia, entre outros. O tratamento indiano começou a ganhar popularidade no ocidente há poucos anos, com a introdução em spas e clínicas de beleza.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra