Caminho das Índias populariza consumo de erva medicinal
Plantas medicinais são fundamentais nos tratamentos da milenar medicina ayurvédica (ayur significa vida e, veda, ciência), em evidência por causa da novela global
Caminho das Índias, de Glória Perez. O açafrão-da-índia é uma delas e, apesar de ser muito empregado, não se sabia como a planta age no organismo. De acordo com o
Science Daily, cientistas de Michigan, Estados Unidos, descobriram o segredo.
» Chat: tecle sobre a notícia
» vc repórter: mande fotos e notícias
Segundo os estudiosos, as moléculas do principal componente da erva, a curcumina, atuam como bioquímicos disciplinares. Elas entram nas membranas das células e as deixam mais estáveis e ordenadas, o que aumenta a resistência contra infecções causadas por micro-organismos.
O açafrão-da-índia é da família do gengibre (Zingiberaceae), sendo sua raiz a parte mais utilizada na culinária e em tratamentos. Em terras indianas, a erva é muito consumida como tempero: cada habitante do país oriental ingere cerca de 100mg por dia. "A planta tem sido utilizada na medicina ayurvérdica nas seguintes situações: desordens biliares, anorexia, tosse, feridas em diabéticos, males hepáticos, reumatismo, sinusite", lista a Associação Brasileira de Medicina Complementar.
Vale lembrar que os tratamentos da medicina ayurveda incluem ainda meditação, massagem, ioga, dieta, aromaterapia, entre outros. O tratamento indiano começou a ganhar popularidade no ocidente há poucos anos, com a introdução em spas e clínicas de beleza.