Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A melhor maneira de armazenar pão, de acordo com um padeiro: "Nunca em um saco plástico, porque aí o mofo tem liberdade de ação"

É inevitável que, depois de alguns dias, o pão perca o frescor e acabe ficando mole ou muito duro

6 set 2025 - 11h15
(atualizado em 6/9/2025 às 08h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Debbie Widjaja/GettyImages
Debbie Widjaja/GettyImages
Foto: Minha Vida

Embora sejam necessários apenas três ingredientes para fazer pão, armazená-lo para mantê-lo fresco e saboroso é um grande desafio. Dependendo de como e onde você o armazena, ele pode ficar duro, borrachudo ou até mofado.

É muito comum guardarmos o pão em um saco plástico ou na mesma embalagem de papel em que foi comprado. No entanto, há uma maneira muito simples de fazer o pão durar o máximo possível e mantê-lo fresco. 

Leia também: Este é o único pão recomendado pelos nutricionistas para o seu café da manhã

Nunca em um saco plástico 

O padeiro holandês Joost Arijs tem uma série de recomendações para armazenar pão, mantendo-o o mais fresco possível. No entanto, ele afirma firmemente: "nunca em um saco plástico". E embora armazená-lo em um saco plástico seja uma solução simples e prática, é uma das piores coisas que podemos fazer com o pão, pois impede a troca de ar e umidade com o mundo exterior.

As condições em casa fazem com que o saco plástico fique úmido rapidamente, fazendo com que o pão dentro dele perca a crosta crocante e fique macio e mastigável. O mofo é outro perigo, por isso não devemos deixar pão em um saco plástico. E quando o mofo começa a aparecer, não há escolha a não ser jogá-lo fora.

...

Veja mais

Veja também

Posso comer brócolis quando ele fica amarelo? Veja o que os especialistas dizem

Após os 50, inclua esses 5 alimentos no seu cardápio para viver mais, segundo Harvard

A melhor maneira de armazenar pão, de acordo com um padeiro: "Nunca em um saco plástico, porque aí o mofo tem liberdade de ação"

Sabemos que elas não são nada saudáveis, mas o problema não são as batatas fritas em si, mas sim o que deixamos de comer

O truque para diferenciar alimentos ultraprocessados no supermercado: a escolha que faz a diferença

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade