A melhor dieta para maiores de 60 anos, segundo o especialista em longevidade Valter Longo: "Ajuda a viver até os 90 anos"
Comer bem depois dos 60 faz toda a diferença: veja o que incluir no prato para viver mais e manter a saúde em dia na maturidade.
À medida que envelhecemos, a nutrição torna-se um elemento essencial não só para viver mais, mas também para viver melhor. A ciência — com especialistas como Valter Longo — é bastante clara quanto a isso. O biogerontólogo e diretor do Instituto da Longevidade da Universidade do Sul da Califórnia acredita que a chave para uma vida longa e saudável não está apenas nos genes, mas também depende, em grande parte, do nosso estilo de vida e, especialmente, da alimentação.
Como o cientista explicou ao jornal La Vanguardia, "A genética pode ajudar você a chegar aos 110 anos, mas, para viver até os 65 ou 90, a dieta e os hábitos diários desempenham um papel decisivo". Com base nessa ideia, Valter Longo desenvolveu um modelo nutricional específico para pessoas com mais de 60 anos que desejam não apenas viver mais, mas também com mais qualidade de vida.
A dieta que você deve seguir depois dos 60 para viver mais e melhor
A proposta de Longo baseia-se na filosofia de que nunca é tarde para adotar hábitos alimentares saudáveis. O cientista afirma que "a dieta deve ser cuidadosamente considerada desde o nascimento, mas especialmente a partir dos 20 anos. No entanto, mesmo depois dos 60, mudar para uma dieta focada na longevidade pode ser muito eficaz".
...
Veja também
Sabíamos que viver perto do mar nos daria anos de vida. O que não sabíamos era que era literalmente