"A gordura do fígado não vem da gordura da comida": entenda o que é que você come que pode te levar a esse problema
Mesmo quem come "saudável" pode ter gordura no fígado - o problema pode estar nos açúcares escondidos.
Quando se fala em gordura no fígado, é comum imaginar que o problema surge pelo consumo de alimentos gordurosos, mas isso está longe da verdade. Segundo o médico Bruno Pitanga, em um vídeo para o instagram, a esteatose hepática, nome técnico da condição, está muito mais ligada ao excesso de carboidratos simples e açúcares do que à ingestão de gordura propriamente dita.
O grande vilão, portanto, não é o azeite ou o abacate, mas sim o pão branco, o refrigerante e os doces que comemos com frequência. Entender essa diferença é essencial para prevenir um problema que, silenciosamente, pode evoluir para complicações sérias no fígado.
Leia mais: Chá para gordura no fígado: quais são e como tomar
A verdadeira causa da "gordura no fígado"
De acordo com Bruno, "a esteatose hepática não está diretamente relacionada ao consumo de gordura alimentar. Apesar do nome, a principal causa do acúmulo de gordura no fígado é o excesso de carboidratos refinados e frutose na dieta".
Ou seja, quando ingerimos grandes quantidades de açúcar, farinha branca, refrigerantes e ultraprocessados, o corpo transforma esse excesso de energia em triglicerídeos. "O fígado converte esse excesso em gordura, que se acumula dentro das células hepáticas", explica o médico. "É o excesso de carboidratos e não de gordura que alimenta a esteatose hepática."
...
Veja também
Gordura no fígado: o que é, sintomas e como tratar
A melhor bebida do mundo para quem tem gordura no fígado: escolhida pelos médicos vai te surpreender
Chá para gordura no fígado: quais são e como tomar
Médico aponta qual o pior inimigo da saúde do fígado e não é a gordura