A erva antioxidante que limpa a gordura no fígado
Se o seu fígado anda sobrecarregado, essa erva pode ajudar. Ela é rica em antioxidantes e limpa as toxinas.
Cuidar do fígado é essencial para manter o corpo funcionando bem. Esse órgão é responsável por filtrar as toxinas, metabolizar nutrientes e até equilibrar os níveis de energia. Mas quando a gordura no fígado começa a se acumular, conhecida como esteatose hepática, o funcionamento dele pode ficar comprometido. É aí que entram os aliados naturais, como algumas ervas com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Segundo Phillipe Rios, nutricionista da Clínica Annavoig, em um artigo para o MinhaVida, o chá de cardo-mariano é um dos mais indicados para quem busca cuidar da saúde do fígado. Assim como a alcachofra, ele possui compostos potentes que ajudam não só a reduzir a inflamação, mas também a impedir a progressão de doenças hepáticas.
Leia mais: A melhor fruta para limpar o fígado e que pode até regenerar suas células
Cardo-mariano: um aliado do fígado
O grande destaque do cardo-mariano é a silimarina, substância antioxidante que tem sido alvo de diversos estudos científicos. Pesquisas apontam que a silimarina pode reduzir o estresse oxidativo, neutralizando radicais livres e ajudando o fígado a se regenerar. Além disso, ela atua diminuindo processos inflamatórios, o que contribui para controlar a evolução da gordura no fígado.
Como o chá de cardo-mariano age no organismo?
...
Veja também
Gordura no fígado: o que é, sintomas e como tratar
Quem tem gordura no fígado pode comer pão e macarrão? Especialista revela alimentos proibidos
Esses são os sinais que indicam quando o transplante de fígado é necessário
O que acontece com o corpo quando você para de tomar refrigerante