Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Curiosidades do seu corpo no inverno

Compartilhar

Algumas dúvidas fazem parte daquela coleção que nunca temos coragem de fazer ao médico. Pois um certo Dr. Tom smith resolveu publicar algumas delas. Escolhemos duas, bem propícias para o inverno.

Questões que fazem a diferença. Ou não...
Questões que fazem a diferença. Ou não...
Foto: Reprodução

» Leia também: resfriado ou gripe?

» Leia também: vacine-se contra a gripe

Por que batemos os dentes quando sentimos frio?

Segundo o Dr. Tom Smith, quando a temperatura do nosso corpo cai, precisamos gerar calor para mantê-lo dentro da estreita faixa dos 37 graus centígrados. Fazer os músculos se contraírem e relaxarem rapidamente gera calor, e os grandes músculos das mandíbulas, que fazem os dentes baterem uns nos outros, são perfeitos para isso.

E por que produzimos tanta meleca de nariz no inverno?

A mucosidade nasal, para dar à meleca de nariz o seu devido nome, é resultado de uma batalha diária entre bactérias/vírus e o nosso sistema imunizador. Respiramos as gotículas das tosses e dos espirros de outras pessoas e elas se instalam na superfície interna do nosso nariz. Este, por sua vez, tem uma impressionante eficiência para varrer o ar dentro dele para as 'escovas' que sobressaem em suas passagens, para impedir as muitas partículas de poeira que tentam passar e ir direto para os pulmões. Quando elas passam pela superfície nasal interna, nossa primeira linha de defesa produz mucosidade - dentro da qual há substâncias químicas que recobrem os germes. A meleca são os detritos dessa batalha toda que, quando vira uma guerra - no caso de um resfriado -, leva à coceira e à irritação no nariz.

Fonte: Dr. Tom Smith, clínico-geral que publicou vários livros sobre saúde, entre eles, Doutor, só uma Perguntinha, Ed. JSN, à venda na Fnac, Saraiva e Siciliano.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra