PUBLICIDADE

Lasanha de bacalhau com farofa de biscoito e ervas

4 dez 2015 15h00
| atualizado em 7/12/2015 às 13h49
ver comentários
Publicidade

Sugestão da Adria

Foto: Divulgação

Ingredientes

1 embalagem de lasanha (500g)
1 kg de bacalhau
10 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho grande em cubinhos
5 colheres (sopa) de manteiga
2 l de leite
10 tomates sem pele, sem sementes e picados
400g de mussarela em fatias
sal, pimenta-do-reino, noz-moscada, alecrim, manjericão, salsa, orégano fresco e tomilho a gosto
1 embalagem de cream cracker folhata (200g)
12 colheres (sopa) de azeite>br> 1 pimentão verde grande em cubinhos
300g de azeitonas pretas sem caroços e picadas
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 cebola picada
1 l de polpa de tomate
2 xícaras (chá) de água
5 ovos cozidos picados

Modo de preparo

Deixe na véspera 1 kg de bacalhau de molho na água na geladeira e troque a água pelo menos quatro vezes. No dia seguinte, ferva o bacalhau e faça lascas.

Em uma panela grande, aqueça seis colheres (sopa) de azeite, refogue seis dentes de alho, acrescente as lascas de bacalhau, o pimentão verde, o pimentão vermelho, as azeitonas pretas, refogue bem e reserve.

Prepare o molho branco. Em uma panela média, aqueça a manteiga ou margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Retire do fogo e reserve.

Prepare o molho de tomate. Em uma panela média, aqueça quatro colheres (sopa) de azeite, refogue uma cebola e dois dentes de alho, junte os tomates, a polpa de tomate e a água. Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e reserve.

Prepare a farofa de biscoitos com ervas. Coloque no processador o biscoito e bata até obter uma farofa. Em uma frigideira média, aqueça duas colheres (sopa) de azeite, refogue dois dentes de alho, junte a farofa de biscoito, as ervas picadas, mexa delicadamente e reserve.

Monte a lasanha em um refratário grande e fundo. Divida o molho branco e o molho de tomate em três partes, as tiras de lasanha em quatro e as fatias de mussarela, o recheio de bacalhau e os ovos em dois. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de bacalhau, ovos cozidos, tiras de lasanha, molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de bacalhau, ovos cozidos, tiras de lasanha, molho branco e molho de tomate. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 40 minutos. Retire o papel-alumínio, acomode por cima a farofa de biscoito com ervas e leve ao forno por mais 10 minutos. Retire do forno e espere cinco minutos antes de servir

 

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade