PUBLICIDADE

Pão Petrópolis integral

Receita de pão Petrópolis com farinha integral

6 dez 2021 - 18h06
(atualizado em 7/1/2022 às 07h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Hoje preparei um tipo de pão de leite um pouco diferente. No Rio de Janeiro ele é conhecido como Pão Petrópolis. Apenas com uma diferença, eu fiz um pão Petrópolis integral. A única variante dessa receita para a original é que dessa vez acrescentei farinha integral à massa. Esse pão é usado para preparar a torrada Petrópolis, uma versão generosa do pão na chapa. Fatias grossas do pão são torradas até ficarem mais durinhas, e em seguida são  besuntadas ainda quentes com muita manteiga. A porção tradicional nas confeitarias vem com duas fatias, e normalmente são acompanhadas por um chá, mate ou suco.

Pão Petrópolis integral
Pão Petrópolis integral
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

A receita é fácil de preparar uma vez que utiliza o fermento biológico desidratado para o pão crescer mais rápido. E, também utiliza leite, o que deixa o pão mais macio.

Para completar sirva com um doce de tangerina feito em casa, dá uma olhada na página do site

Um pouco de fermento

Ainda hoje, diversas confeitarias na cidade como a Colombo e a Pavelka, cuja matriz fica em Petrópolis, servem a torrada Petrópolis.  Na receita original a massa do pão era provavelmente feita de outro modo, uma vez que o fermento biológico industrial só chegou ao Brasil, mais precisamente na cidade de Petropólis, em 1932.  E, como só passou a ser vendido no varejo a partir dos anos 60 do século passado, a maior parte das receitas antigas de pães feitos em casa utilizava um fermento mais lento.

O modo mais comum de se fermentar o pão caseiro era guardando um pedaço da massa crua já crescida, mais ou menos do tamanho de um pão francês, a qual seria usada para fermentar os próximos pães. Quem não tinha fermento em casa pedia para algum conhecido ou comprava um tanto de massa crua na padaria. Ou ainda fazia seu próprio fermento a partir de uma mistura de água e farinha de trigo. Muitos pães também eram fermentados com levedo de cerveja.

Receita

Porções: 12 fatias

Tempo de preparo: 3 horas

Ingredientes:

  • 10 g de fermento biológico seco
  • 1 / 4 de xícara de leite morno
  • 1 / 2 xícara de farinha de trigo refinada (branco)
  • 240 g de farinha integral
  • 120 g de farinha refinada (branca)
  • 60 g de açúcar cristal integrado
  • 200 ml de leite desnatado morno
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher de sopa de margarina vegetal bem macia

Instruções:

  • Comece testando o fermento. Dissolva o fermento no leite no recipiente onde for preparar a massa do pão. Em seguida misture a farinha de trigo até formar uma pasta. Cubra e aguarde por uns dez a quinze minutos, até dobrar de tamanho.
  • Acrescente ao recipiente os demais ingredientes e sove ou bata com o gancho da batedeira por aproximadamente quinze minutos, talvez um pouco mais. A massa está pronta quando estiver bem elástica, lisa e homogênea. E se estiver utilizando a batedeira, a massa estará sovada e pronta quando soltar das paredes do recipiente.
  • Pode ser que a massa precise ou de um pouco mais de farinha de trigo ou de leite. Mas acrescente apenas um pouco - uma colher de chá de cada vez, sem parar de bater. Descanse a massa por uma hora coberta. Ela deve dobrar de tamanho.
  • Pincele uma forma de pão com margarina derretida, forre as laterais da forma com papel manteiga três centímetros maior que a altura da forma. Espalhe a massa com as palmas das mãos obre uma tábua levemente polvilhada com farinha de trigo. Polvilhe também as mãos.
  • Enrole a massa como um cilindro, amasse um pouco as pontas e transfira para a forma. Cubra com um pano e aguarde crescer por aproximadamente uma hora e meia.
  • Ligue o forno a 200 graus. Quando estiver quente, pincele o pão com uma gema de ovo dissolvida em duas colheres de sopa de água e peneirada.
  • Asse por 40 minutos, até a massa dourar.
Cozinha da Marcia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade