PUBLICIDADE

Ooolha o arroz soltinho sem segredos

Aprenda a fazer um arroz soltinho sem segredos

21 jun 2021 15h53
| atualizado em 3/8/2021 às 13h53
ver comentários
Publicidade

A receita a seguir mostra como se pode fazer um arroz soltinho sem segredos. Normalmente, quem sabe fazer arroz costuma dizer que o seu fica sempre soltinho e cozido no ponto. E quem não sabe fazer arroz soltinho acha que a mãe ou a tia é que sabem fazer. Pura bobagem! Nunca existiu um segredo para se fazer arroz sem que os grãos grudem um no outro. Portanto, está na hora de você também fazer um arroz soltinho sem segredos!

Arroz_soltinho_F_Marcia_Zoladz
Arroz_soltinho_F_Marcia_Zoladz
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

Durante boa parte do século XX, a mania de só comer arroz feito na hora era na verdade uma maneira de se prender as mulheres da classe média na cozinha. Essa é, no entanto, uma discussão longa, visto que havia também, e com certa frequência, uma empregada doméstica trabalhando nas cozinhas das casas. Cabia às donas-de-casa acompanhar a realização das tarefas domésticas. Porém, vou deixar para falar sobre esse assunto em outra ocasião.

Sabe aquela tia que fazia o arroz perfeito no início do texto? Ela apenas prestava atenção no que estava fazendo. O que aliás vale para qualquer coisa na vida.

O arroz pode ser preparado de muitas maneiras. Porém, no Brasil, o método mais comum é primeiro passar o arroz lavado em um refogado com óleo, cebola, e alho picados. Em seguida, cobre-se o arroz com água fervendo e tempera-se com sal. Assim que a água ferve, abaixa-se o fogo, e tampa-se a panela. O arroz branco cozinha em mais ou menos vinte minutos.

Sempre tem jeito - mas, e se o arroz estiver cozido no ponto e ainda tiver água na panela? É só escorrer a o arroz em uma peneira para eliminar o resto da água. Faltou um pouco de água? Acrescente meia xícara de água quente - e nem precisa estar fervendo. E lembre-se de retirar o arroz do fogo uns minutinhos antes de estar no ponto ideal, porque ele ainda vai cozinhar mais um pouco no calor da panela.

Receita

Porções: 6 porções

Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz agulhinha - o mais comprido.
  • 4 xícaras de água fervendo
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola
  • 1 e 1/ 2 colher de chá de sal

Instruções:

  • Meça o arroz, coloque em uma peneira e molhe debaixo da torneira até a água sair quase branca transparente. Deixe escorrer enquanto prepara o refogado.
  • Descasque e corte a cebola em pedaços pequenos. Se preferir rale a cebola direto na panela onde for refogar o arroz. Corte o alho em pedaços pequenos. Não é preciso descascar o dente de alho, basta cortar as pontas e em algumas fatias. Como a casca solta logo ou durante o cozimento, basta retirar os pedaços de casca antes de servir.
  • Aqueça a cebola e o alho na panela até o alho cheirar e a cebola macia. Mais ou menos cinco minutos.
  • Acrescente o arroz e mexa sem parar até o arroz começar a fritar, isso quer dizer que os grãos estão envolvidos no óleo. Cubra com a água fervendo ou bem quente, polvilhe o sal por cima. Aguarde a água deve ferver novamente, nesse momento diminua o fogo para médio-baixo.

Notas

O arroz pode ser preparado com água fria, morna ou fervente que o efeito final é um arroz soltinho desde que não se perca o seu ponto de cozimento. Arroz integral, mistura de arroz com outros grãos, arroz negro ou vermelho, e ainda canjiquinha (quirera) de milho podem ser preparados da mesma maneira, porém com mais água. Cuidado com os tempos de cozimento do arroz, que é diferente para cada tipo. Demoram em torno de trinta a quarenta e cinco minutos. A canjiquinha demora uns quinze a vinte minutos - fique de olho!

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade