PUBLICIDADE

Chef ensina linguado com purê de abóbora para a ceia

17 dez 2013 - 13h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação

O espanhol Daniel Redondo já trabalhou no melhor restaurante do mundo, El Celler de Can Roca, de acordo com a revista Restaurants. No Brasil, Redondo ganha cada vez mais notoriedade ao lado de sua mulher Helena Rizzo na cozinha do Maní, eleito o quinto melhor restaurante da América Latina. É ele quem assina a receita de linguado com purê de abóbora e emulsão de laranja.

Receita de linguado com purê de abóbora e emulsão de laranja

Para o linguado

Ingredientes

4 filés de linguado sem pele

azeite de oliva extra-virgem 

Cerefólio ou salsinha (para decorar)

Modo de preparo

Aqueça uma frigideira no fogo, coloque um fio de azeite de oliva e grelhe rapidamente os dois lados dos filés de linguado. Reserve.

Para o purê de abóbora

Ingredientes

1 abóbora cabotiã de 500 g

50 g de creme de leite

50 g de azeite de oliva extra-virgem

1 colher (sopa) de mel

sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Corte a abóbora ao meio e coloque as metades em uma assadeira, cubra com papel alumínio e asse por 1h. Retire do forno, tire a casca da abóbora e corte em pedaços. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 5 minutos ou até ficar com consistência de um purê bem liso. Reserve.

Para a emulsão de laranja

Ingredientes

1 l de suco de laranja natural

20 g de azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo

Coloque o suco de laranja em uma panela e deixe cozinhar até reduzir bastante, ou seja, até ficar com uma textura espessa de calda (em torno de 100 g). Deixe esfriar e coloque aos poucos o azeite de oliva, misturando com a ajuda de um fouet, até que fique totalmente incorporado.

Finalização e montagem do prato

Coloque os filés de linguado em uma assadeira e leve para assar por 4 minutos em forno pré-aquecido a 150 °C. Coloque o purê de abóbora em um lado do prato, a emulsão de laranja ao centro e o linguado sobre a emulsão. Para decorar, use brotos de cerefólio (ou salsinha) em cima do peixe.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade