0

Chef ensina linguado com purê de abóbora para a ceia

17 dez 2013
13h20
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Foto: Divulgação

O espanhol Daniel Redondo já trabalhou no melhor restaurante do mundo, El Celler de Can Roca, de acordo com a revista Restaurants. No Brasil, Redondo ganha cada vez mais notoriedade ao lado de sua mulher Helena Rizzo na cozinha do Maní, eleito o quinto melhor restaurante da América Latina. É ele quem assina a receita de linguado com purê de abóbora e emulsão de laranja.

Receita de linguado com purê de abóbora e emulsão de laranja

Para o linguado
Ingredientes
4 filés de linguado sem pele
azeite de oliva extra-virgem 
Cerefólio ou salsinha (para decorar)

Modo de preparo
Aqueça uma frigideira no fogo, coloque um fio de azeite de oliva e grelhe rapidamente os dois lados dos filés de linguado. Reserve.

Para o purê de abóbora
Ingredientes
1 abóbora cabotiã de 500 g
50 g de creme de leite
50 g de azeite de oliva extra-virgem
1 colher (sopa) de mel
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180 °C. Corte a abóbora ao meio e coloque as metades em uma assadeira, cubra com papel alumínio e asse por 1h. Retire do forno, tire a casca da abóbora e corte em pedaços. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 5 minutos ou até ficar com consistência de um purê bem liso. Reserve.

Para a emulsão de laranja
Ingredientes
1 l de suco de laranja natural
20 g de azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo
Coloque o suco de laranja em uma panela e deixe cozinhar até reduzir bastante, ou seja, até ficar com uma textura espessa de calda (em torno de 100 g). Deixe esfriar e coloque aos poucos o azeite de oliva, misturando com a ajuda de um fouet, até que fique totalmente incorporado.

Finalização e montagem do prato
Coloque os filés de linguado em uma assadeira e leve para assar por 4 minutos em forno pré-aquecido a 150 °C. Coloque o purê de abóbora em um lado do prato, a emulsão de laranja ao centro e o linguado sobre a emulsão. Para decorar, use brotos de cerefólio (ou salsinha) em cima do peixe.

Veja também:

Já pensou em um drinque para a noite de Natal ou Reveillon?
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade