Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chefs brasileiros e portugueses comandam juntos jantar em Maceió

6 out 2012 - 13h46
(atualizado em 14/10/2012 às 18h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O chef português José Avillez acredita que o peixe de seu país é o melhor do mundo. Já o pernambucano Cesar Santos pensa que o brasileiro (e porque não o mundo?) precisa descobrir a feijoada típica de seu estado, feita com feijão mulatinho. Os dois e mais sete conceituados chefs do Brasil e de Portugal se unem para preparar um cardápio com especialidades “de lá e de cá”, em comemoração ao ano de Portugal no Brasil. Com delícias desde a carne de sol nordestina até o tradicional bacalhau português - todas harmonizadas com vinhos lusitanos -, o jantar será realizado neste sábado (6), em Maceió (AL), e abre o evento Portugal de Sabores, no Kenoa Resort.

Prato do chef português José Avillez, com estrela no Guia Michelin, e vem ao Brasil para participar de jantar "a 18 mãos" em Maceió
Prato do chef português José Avillez, com estrela no Guia Michelin, e vem ao Brasil para participar de jantar "a 18 mãos" em Maceió
Foto: Dante Barros CS / Divulgação

O jantar leva a Maceió nomes como a brasileira Helena Rizzo e o catalão Daniel Redondo, do premiado restaurante paulistano Maní Manioca, Tsuyoshi Murakami, do Kinoshita, também de São Paulo, Vitor Sobral, que criou o restaurante português Tasca da Esquina na mesma capital, além do chef pernambucano do resort, Cesar Santos. De Portugal, vêm para comandar o jantar três chefs estrelados pelo guia Michelin: José Avillez (com uma estrela), Dieter Koschina (com duas) e Albano Lourenço (com distinção do mesmo guia), além de Leonel Pereira, chef do Sheraton de Lisboa.

Bacalhau e carne de sol

No cardápio, será servida uma mistura de culturas – e não só brasileiras e portuguesas. Uma das entradas tem o toque japonês do chef Tsuyoshi Murakami. Mas, depois, os pratos que seguem têm sempre o tempero lusitano ou nacional. O português Albano Lourenço prepara bacalhau (que não poderia faltar, ora pois) como uma das quatro opções de prato principal. Para outro chef também de lá, José Avillez, o peixe português é único. “Acredito que é o melhor do mundo. O sabor e a textura são incríveis”, diz.

É de bacalhau a receita que Avillez mais gosta de preparar (e de comer): Bacalhau à Bras, “prato bem típico português”, como ele descreve. Mas ele não deixa de elogiar a cozinha brasileira. Sobre seu prato brasileiro preferido, ele responde que “é difícil escolher”, porém elege alguns entre os mais tradicionais. “Gosto de uma boa feijoada, de uma boa moqueca, casquinhas de siri, tapioca, mandioquinha… e também adoro as frutas, fico deslumbrado com a variedade e com o sabor, são fantásticas”, diz Avillez.

“É bem possível que em breve venha a criar um prato de influência brasileira”, conta o português, que já passou pela cozinha do El Bulli, onde o chef Ferran Adriá alargou os seus horizontes, como ele mesmo diz. No jantar em Maceió, Avillez prepara uma sobremesa com nome bem-humorado: “Oh mãe, deixei cair o gelado”.

Já para trazer o Brasil ao paladar refinado dos portugueses no evento, Cesar Santos escolheu a nordestina carne de sol, segunda opção de prato principal. “Olhar para a infinidade de ingredientes que encontramos no Nordeste do Brasil e eleger somente um é quase impossível. Mas confesso que a mandioca, queijo coalho e a manteiga de garrafa são fundamentais”, conta Santos, que se orgulha de ter levantado “a bandeira com os ingredientes pernambucanos”.

O pernambucano também fala da influência da cozinha portuguesa na nossa culinária. “É o caso do bolo de rolo, dos deliciosos doces em calda e o famoso ‘cozido’ que preparamos nos almoços do final de semana”, diz César Santos.

O Portugal de Sabores é uma iniciativa do turismo de Portugal integrado às comemorações do ano de Portugal no Brasil, celebrado em 2013. Até junho do próximo ano, renomados chefs portugueses e brasileiros seguem participando desse projeto, que terá ao todo 18 eventos, com encerramento em São Paulo.

 
Confira abaixo o cardápio completo do jantar de abertura de Sabores do Brasil:
Amuse-bouche: criado por todos os chefs com inspiração alagoana
Primeira entrada: Vieiras com gema de codorna ao molho Ponzu (Tsuyoshi Murakami)
Segunda entrada: Carbineiro encarnado do Algarve com xarém sólido de milho branco, algas frescas, ovas de tobiko, ouriço do mar e búzios (Leonel Pereira)
Primeiro prato: Bacalhau de salga, manga, purê de salsa, picadinho de pimento e rolinho de espargo (Albano Lourenço)
Segundo prato: Meio lagostino, com frutos cítricos e manteiga de limão e gengibre (Dieter Koschina)
Terceiro prato: Filé de carne de sol nordestina com purê de macaxeira, farofa de jerimum e cheiro verde (Cesar Santos)
Quarto prato: Lombinhos de porco preto corados, migas de espargos e emulsão de ameijoas da Ria (Vitor Sobral)
Primeira sobremesa: Oh mãe, deixei cair o gelado (José Avillez)
Segunda sobremesa: Seleção de queijos de Portugal (todos os chefs)
Terceira sobremesa: O ovo (Helena Rizzo e Daniel Redondo)
 
 
Serviço:
Jantar de abertura do evento Portugal de Sabores no Kenoa Resort
Endereço: Rua Escritor Jorge de Lima, 58, Barra de São Miguel, Alagoas
Preço: R$ 380 por pessoa (grátis para quem se hospedar no resort por três noites ou mais)
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade