Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quer uma noite especial com a namorada? Escolha o vinho certo

10 jun 2011 - 19h28
Compartilhar

Que encontro ou jantar romântico combina com vinho, ninguém discorda. Mesmo assim, nem todas as mulheres são fãs da bebida ou de bebidas alcoólicas em geral. Nesse caso, muitos namorados podem ver ir por água abaixo os planos de deixar a companheira feliz na comemoração do Dia dos Namorados.

» Veja as fotos
» Siga o Vida e Estilo no Twitter

» vc repórter: mande fotos e notícias

» Chat: tecle sobre a notícia

Para não transformar o encontro em desastre, o sommelier Marcelo Rosa, da empresa O Melhor Vinho do Mundo, ensina que tipo escolher, como oferecer e até sugestões de combinações com o cardápio.

1) Vinho para namorada que não aprecia a bebida

Não há muitas opções, e o melhor é ir direto aos vinhos doces e frisantes, como o lambrusco. Se o encontro for muito especial e, mesmo sem gostar de vinho, a mulher tiver bom gosto gastronômico, um espumante da uva moscatel (nacional ou italiano) cai bem.

2) Vinho para namorada enófila, apreciadora de vinhos

As opções são vastas, mas se for o primeiro encontro ou o romance estiver no início, opte pelo básico e não tente inventar. Então a dica pode ser um malbec com carne, chardonnay com peixes, rosé com estrogonofe de carne ou frango ou um italiano leve, como valpolicella ou sangiovese com massa.

3) Vinho para mulher que gosta de beber, inclusive destilados

Tudo vai depender do momento. Se o encontro é em um restaurante que "pede" um vinho, o interessante é fazer todo o circuito de acompanhamento do menu: espumante acompanhando a entrada, como salada, carpaccio ou petiscos; no prato principal, um tinto mais encorpado, como um australiano da uva cabernet sauvignon e syrah ou um espanhol de Rioja Crianza; e a sobremesa acompanhada de um vinho de colheita tardia chileno ou um belo Porto com teor alcoólico em torno de 20%, duas taças desse vão bem.

4) Qual deve ser o ritmo do consumo para não transformar a noite em uma visita ao pronto socorro?

Se o casal não está acostumado, não aceitem as taças de espumante geralmente oferecidas pelos garçons. O ideal é pedir primeiro meia garrafa de vinho. De o ritmo permitir, pode pedir outra meia. Mas sempre acompanhadas de água. Se o casal já está acostumado, pode consumir uma taça de espumante na entrada, uma garrafa de vinho tinto médio (carmenère, alentejano ou Côte du Rhône) no prato principal e, para terminar, um belo café para ajudar na digestão. Tudo isso sempre acompanhado de água.

5) É importante tomar água junto com o vinho?

Sim, pois além de lavar a língua na mudança de vinho ou de prato, ajuda a evitar uma embriaguez.

6) Pode tomar vinho sozinho, sem nada para comer?

Em geral, o vinho fica melhor ao paladar se servido com algo para comer, como petiscos, queijos, tortas ou mesmo durante a refeição. Para consumir o vinho sozinho, o ideal são os vinhos leves e fáceis de beber, geralmente com preços até R$ 40, como Montepulcciano D'Abruzzo, sangiovese, Côte du Rhône e merlot chileno, entre outros.

7) O namorado pode ficar enchendo o copo da namorada?

Não é elegante. E se estiver em um bom restaurante deixe esse papel para o sommelier. Mas se o encontro for em algum lugar reservado, é possível tomar a iniciativa, mas sempre com a permissão da moça, mesmo que o sinal seja dado pelo olhar.

8) O que fazer se ela tomar uma taça e não quiser mais e ainda pedir uma soda diet?

Há duas alternativas: aceitar a derrota ou ser ousado e sugerir que, em vez da soda, ela experimente um espumante brasileiro leve e docinho de uma uva super delicada e romântica, o Moscatel. Se a garota for durona, tente na sobremesa uma surpresa para acompanhar: um vinho italiano que harmoniza muito bem com doces e é irresistível. Não tem como não gostar, é o Moscato D'Asti, um doce elegante, levemente frisante e muito refrescante. Ela vai adorar!

9) O que fazer se a moça ficar "alta" demais?

Se o resultado final foi ruim, uma sobremesa leve com água seguido de um bom café, ou um chá se ela preferir, pode acalmar. E se o resultado foi realmente ruim, o jeito é levá-la para casa.

10) Dê algumas dicas para surpreendê-la ao oferecer vinho.

Independentemente se a mulher entende ou não de vinho, e se gosta ou não da bebida, ela quer ser surpreendida. Nesse momento, o homem precisa ser muito observador e pesquisar antecipadamente as preferências dela. Se ela gosta de vinho leve, inove com um rótulo leve fora do eixo Argentina-Chile; um sul-africano pode ser legal. Se ela gosta de vinho encorpado, saia do eixo Itália-França e peça um vinho dos Estados Unidos, do Napa Valley. Não tem erro e você vai impressionar. Agora, se a moça não gosta muito de vinho e fala em 'vinho suave', feche os olhos e peça um lambrusco, um espumante moscatel ou demi-sec.

11) E se for a mulher quem vai pedir o vinho?

Para surpreender um homem é muito fácil. Se tem conhecimento básico ou é especialista, a mulher deve sugerir um vinho de que gosta sem se preocupar em agradar o parceiro, pois isso deixa os homens impressionados. Se não gostar muito, mas quiser impressionar, o ideal é fazer o contrário, diga que hoje você quer tomar um vinho com ele, do gosto dele. Mas como seu paladar não está tão acostumado a vinho, sugira a ele pedir um leve. Ele vai se esforçar e ficar feliz.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra