No Dia do Sorvete, saiba como consumi-lo sem culpa
O sorvete é uma das sobremesas preferidas dos brasileiros, principalmente quando o calor dá o ar da graça. São 950 milhões de litros produzidos por ano pelas empresas nacionais, e o seu mercado movimenta cerca de R$ 2 bilhões anualmente. Por conta de tanta procura, ganhou um dia para ser comemorado: 23 de setembro. A data existe há sete anos e foi instituída pela Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis) devido à chegada da primavera, quando a temperatura volta a subir e a elevar o seu consumo.
» Veja receitas de sorvetes ![]()
» Conheça oito momentos da história do sorvete
» vc repórter: mande fotos e notícias
Além de saborosa, a iguaria gelada traz benefícios a quem a consome. Contém proteínas, vitamina A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais. Como tudo que é bom, já era de se esperar por um lado obscuro: calorias extras e gordura saturada. "O excesso da ingestão desse tipo de gordura aumenta em maior proporção o tecido adiposo do que outros tipos de gordura. Além disso, eleva a resistência à insulina quando comparada com a gordura monoinsaturada, diminuindo a captação da glicose na circulação e elevando a glicemia", disse o nutricionista Erick Prado de Oliveira, do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (Cemenutri) da Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Botucatu.
Calma! Isso não significa que se deve dizer adeus ao prazer de saboreá-la. É que privar-se por muito tempo de algo de que gosta pode acabar resultando em excessos no futuro. Portanto, moderação é a palavra-chave. Consuma pequenas porções, em um ou dois dias por semana, no máximo. Lembre-se de que a tentação de incrementar a sobremesa com coberturas e confeitos resulta em ainda mais calorias.
Outra dica interessante é trocar os sorvetes de massa, fabricados com leite, por opções à base de água, como picolés e sorbets (originários da França). Prefira os sabores de fruta, que contém menos gordura saturada. "Se for feito realmente com a fruta, pode trazer seus nutrientes, como a vitamina C, mas em baixa quantidade, porque o processo de congelamento causa perdas."
Caso a ideia seja investir na sobremesa diet com o intuito de manter o corpo em forma, cuidado. O nutricionista afirmou que o ato de retirar algum componente da receita (normalmente o açúcar) é compensado com o acréscimo de mais gordura. "Caso não tenha diabetes, a opção acaba sendo pior por ser mais calórica." A saída é optar pela light, com redução de calorias.
Receitas
Como ninguém é de ferro, sempre dá aquela vontade de preparar uma sobremesa apetitosa com sorvete. Se mantiver uma alimentação leve e balanceada no dia, é possível permitir-se esse pequeno prazer esporádico sem sentir culpa. Confira nos links acima algumas sugestões e bom apetite!