0

Manteiga ou margarina? Entenda as diferenças e usos nas receitas

7 out 2020
18h02
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Guia da Cozinha - Manteiga ou margarina? Entenda as diferenças e usos nas receitas
Guia da Cozinha - Manteiga ou margarina? Entenda as diferenças e usos nas receitas
Foto: Guia da Cozinha

Essencial no dia a dia, descubra a melhor opção para usar manteiga ou margarina na cozinha

Um pão na chapa no café da manhã precisa daquela camada caprichada de margarina. Agora, quando o assunto é cinema, quanto mais manteiga na pipoca, melhor! Não tem jeito, ambas fazem parte da nossa rotina de maneiras diferentes mas igualmente necessárias. Mas, quando se trata da manteiga ou margarina, você saberia dizer qual a melhor opção?

O Guia da Cozinha vai te ajudar a entender melhor quais os benefícios e malefícios de cada uma e, ainda, vai te mostrar em quais tipos de preparação elas podem ser utilizadas. A ideia aqui não é fazer te escolher entre uma ou outra, mas te explicar o que você está consumindo e utilizando na cozinha. Então, continue lendo para aprender um pouco mais sobre esse universo!

As diferenças

Guia da Cozinha - Manteiga ou margarina? Entenda as diferenças e usos nas receitas
Guia da Cozinha - Manteiga ou margarina? Entenda as diferenças e usos nas receitas
Foto: Guia da Cozinha

A que vai distinguir a manteiga da margarina é sua origem. A manteiga é feita a partir da nata do leite batida, portanto, é de origem animal. Ela é rica em colesterol e gordura saturada. Já para se obter a margarina, é preciso haver um processo de hidrogenação de um óleo vegetal - comumente óleo de girassol ou de milho. Durante esse processo, dá-se origem a gordura trans, responsável por trazer mais durabilidade e cremosidade ao alimento. Aqui, vale lembrar que ambas são calóricas e devem ser consumidas com moderação.

E os nutrientes?

Se tratando de nutrientes, a margarina é um produto industrializado, que passa por diversas modificações para o seu processo. Além de possuir gorduras insaturadas e trans, a margarina pode aumentar o nível do colesterol ruim (chamado LDL). Por ser modificado, a margarina também possui uma maior dificuldade de ser processada pelo nosso organismo.

A manteiga, por outro lado, possui origem animal e é digerida com maior facilidade pelo nosso corpo. Possui cálcio, magnésio e gordura saturada que, em quantidades adequadas, sintetizam vitaminas A, B e K e podem aumentar o nível de colesterol bom. Por isso, ainda é uma das alternativas mais saudáveis para se consumir.

Usos na cozinha

Vai fazer aquela receita marota e aí surge a dúvida: manteiga ou margarina? Pode ser que você tenha um ou outro ingrediente em casa, mas eis alguns fatos que você precisa saber. Se tratando de textura e sabor, a manteiga ganha essa disputa. Ela pode trazer uma crocâcancia em alguns pratos como o preparo de cookies, dar aquele sabor característico ao seu risoto ou deixar a pipoca muito mais saborosa. A margarina pode não dar a textura e ponto necessário para a sua receita, porque ela não possui a consistência firme da manteiga. Sem contar que seu sabor é bem mais sútil.

Em questão de saltear vegetais ou refogar uma cebola ou alho, a manteiga é uma excelente opção. Ela possui um ponto de fumaça mais baixo, cerca de 170°C e não é indicada, por exemplo, para fritar alimentos por imersão. A margarina também pode ser utilizada para refogar levemente alguns alimentos, mas deve ser evitada para os demais preparos, já que seu ponto de fumaça é o mais baixo de todos, em torno de 120°C, e pode queimar rapidamente.

Gostou de aprender um pouco mais sobre esses dois ingredientes tão presentes na nossa mesa? Vale lembrar que ambos devem ser consumidos com moderação, qualquer sinal de aumento de colesterol e outras complicações, procure um nutricionista de confiança e equilibre sua dieta!

Veja também:

O chef premiado que valoriza peixes considerados menos nobres
Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade