PUBLICIDADE

Confira os benefícios do consumo de frutas no dia a dia

Além de serem uma ótima fonte de nutrientes, as frutas vão complementar o sabor das suas refeições

17 jan 2019 - 13h56
Compartilhar
Exibir comentários
Confira os benefícios do consumo de frutas no dia a dia
Confira os benefícios do consumo de frutas no dia a dia
Foto: Foto meramente ilustrativa/Unsplash/@stefano75 (https://unsplash.com/@stefano75) / Guia da Cozinha

Consumir frutas é imprescindível à nossa alimentação. Esses alimentos são ricas fontes de nutrientes, vitaminas e minerais capazes de ajudar em inúmeras funções do organismo, como explica a nutricionista Janainna Mazelli. Dentre elas estão o aumento da defesa imunológica; combate ao acúmulo de radicais livres que, se em grande quantidade em nosso organismo, aumentam os riscos para o desenvolvimento de algumas doenças crônicas - câncer, alzheimer, diabetes, por exemplo; e melhora a absorção de alguns nutrientes, como o ferro. Janainna também ressalta que, entre os benefícios das frutas, estão uma microbiota saudável e manutenção de um peso adequado.

Benefícios das frutas no dia a dia

Mas, se está com dúvidas sobre quanto consumir, a resposta é simples: três a cinco pequenas porções diárias já são suficientes. Especialmente no verão, as frutas são alimentos perfeitos para inserir no cardápio, por serem refrescantes e terem inúmeras possibilidades de combinação.

"Não existem recomendações específicas quanto ao consumo de fruta no verão, mas sempre orientamos dar atenção às frutas com maior teor de água, como a melancia, melão, abacaxi, ameixa e as frutas ricas em betacaroteno, como a manga, mamão, damasco, que garantem um bronzeado mais dourado e duradouro para curtir a estação", detalha a nutricionista Silvia Lustri Bortoluzzi.

Diabetes e gastrites

Muito comuns entre as pessoas, a diabetes e as gastrites são motivos para algumas pessoas deixarem de consumir determinados tipos de fruta. Para os diabéticos, não há nenhuma restrição, ressaltam as nutricionistas. Por causa da frutose, açúcar presente nesses alimentos, cria-se uma falsa ideia de que os portadores de diabetes não podem consumir.

"O ideal é que sejam consumidas após as refeições, em pequenas quantidades, de preferência com casca e bagaço pois esses componentes diminuem o tempo de absorção do carboidrato das frutas e que sejam respeitadas as quantidades", indica Janainna. Já Silvia ensina que é importante deixar espaços entre as porções, pois consumir  de uma vez pode elevar a glicemia.

Uma dica é combinar as frutas com grãos, sementes e oleaginosas, elementos que tornam a absorção do açúcar mais lenta - fator benéfico para os diabéticos.

Com relação à gastrite, a recomendação de não excluir nenhum tipo de fruta se mantém. "O ideal é não passar muito tempo sem se alimentar e, sendo assim, o consumo de frutas entre as refeições pode ser uma estratégia interessante. As que apresentam mais benefícios para a gastrite são maçã, pêra, mamão e banana. Frutas mais ácidas não são recomendadas em momentos de crise", ressalta Janainna.

Confira receitas deliciosas com diversos tipos de frutas:

Para tornar o consumo de frutas mais variado, as nutricionistas indicaram receitas deliciosas e bem saudáveis que podem ser inseridas no cardápio diariamente.

Creme de abacate

Ingredientes:

- ½ abacate grande

- 1/2 xícara (chá) de leite normal ou vegetal frio

- 1 colher (sobremesa) de aveia

- 6 morangos

Modo de fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e servir.

Picolé de abacaxi

Ingredientes:

- 1 abacaxi médio

- 200 ml de água de coco

Modo de fazer: bater tudo no liquidificador e congelar em forminhas próprias de picolé.

Vitamina de morango

Ingredientes:

- 8 morangos picados

- 1 copo de iogurte natural

- 1 colher de sopa de leite em pó

- 200 ml de leite ou leite vegetal

Modo de fazer: bater tudo no liquidificador e servir bem gelado.

Sorbet de manga

Ingredientes

- 3 mangas maduras

Modo de fazer: Descasque as mangas e corte-as em cubinhos. Leve para o congelador no mínimo 5 horas. Quando a manga estiver congelada, processe até que se forme um creme. Disponha esse creme (sorbet) em uma forma. A dica é consumir logo após batido.

Consultorias: Silvia Lustri Bortoluzzi e Janainna Mazelli, nutricionistas

Guia da Cozinha
Compartilhar
Publicidade
Publicidade