PUBLICIDADE

Aprenda a fazer uma boa escolha de vinho para beber em casa

5 jun 2020 15h36
ver comentários
Publicidade
Guia da Cozinha - Aprenda a fazer uma boa escolha de vinho para beber em casa
Guia da Cozinha - Aprenda a fazer uma boa escolha de vinho para beber em casa
Foto: Guia da Cozinha

Ele virou o melhor amigo da quarentena. Faça a melhor escolha de vinho para beber em casa com essas dicas!

Nessa quarentena, um dos maiores prazeres para algumas pessoas é abrir uma garrafa de vinho e fazer uma chamada de vídeo com os amigos ou degustar de uma taça para ver um filme e relaxar um pouco. Fato é que nem todo mundo sabe como escolher um bom vinho para beber em casa, e acaba não se atentando a detalhes fundamentais para fazer uma ótima escolha de acordo com a ocasião.

O primeiro passo para fazer uma escolha mais assertiva ao comprar um vinho é saber qual o seu gosto. Pode ser que você goste de um vinho branco seco ou então prefira o sabor mais adocicado para provar a bebida. Saber quais as suas preferências já é um bom começo para fazer as melhores escolhas. A partir disso, está na hora de prestar atenção na hora da compra.

O estabelecimento deve seguir padrões de qualidade no armazenamento das garrafas, com controles de temperatura, luz e umidade. Se você for escolher um vinho no supermercado, dê preferência aos vinhos que estão atrás na prateleira, por causa da exposição da luz. As garrafas também devem ser armazenadas na horizontal ou inclinadas. O vinho não pode se misturar com outros produtos, porque isso pode influenciar na sua qualidade e sabor!

A rolha das garrafas de vinho pode ser um ótimo indicador de qualidade. Ela funciona como uma espécie de filtro de ar que ajuda a controlar a quantidade de ar externo que entra na garrafa. Se você verificar qualquer tipo de deformidade ou manchas de vinho na extremidade da rolha, isso significa que pode ter ocorrido um vazamento ou algum outro problema que vai comprometer a qualidade da bebida.

Guia da Cozinha - Aprenda a fazer uma boa escolha de vinho para beber em casa
Guia da Cozinha - Aprenda a fazer uma boa escolha de vinho para beber em casa
Foto: Guia da Cozinha

No mercado, também é possível encontrar vinhos com tampa de rosca, que facilitam bastante a nossa vida e acabam sendo uma opção mais viável de vinho para beber em casa mesmo, no dia a dia. O que os difere dos vinhos com rolhas de cortiça é que essas bebidas com tampas de rosquear geralmente são para consumo mais rápido, de safras mais novas. Então, a preferência vai de acordo com o seu gosto pessoal e praticidade.

Se você está se perguntando "certo, mas e quanto ao preço?". Podemos dizer que o preço de um vinho diz muito sobre a sua qualidade. Os vinhos que possuem um preço mais alto, geralmente são produzidos em pequena escala pelas vinícolas. Se você produz menos, logo o produto terá uma qualidade superior aos demais. Então, se você deseja um vinho para beber em casa, numa boa, mas que seja de uma qualidade bacana, sem um preço exorbitante, vale dar uma olhada no produtor da sua bebida para saber um pouco melhor sobre o seu processo de produção.

Falando em produção, você já deve ter escutado sobre as safras dos vinhos. Cada tipo de vinho possui um tempo de safra correspondente, como o vinho tinto que pode chegar até 5 anos. Mas, uma dica boa é comprar um vinho que tenha sido produzido há, pelo menos, um ano. Vinhos muito novos podem conter um sabor acentuado de álcool, e não é todo mundo que curte.

Agora que você já conhece essas dicas para escolher um vinho para beber em casa na quarentena, basta colocá-las em prática para ter uma experiencia ainda mais prazerosa com essas bebida! E ah, não se esqueça: beba sempre com moderação!

Guia da Cozinha
Publicidade
Publicidade