0

6 erros que você pode cometer ao cozinhar macarrão

30 jun 2020
17h45
atualizado às 18h18
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Guia da Cozinha - 6 erros que você pode cometer ao cozinhar macarrão
Guia da Cozinha - 6 erros que você pode cometer ao cozinhar macarrão
Foto: Guia da Cozinha

Siga essas dicas para cozinhar macarrão e deixá-lo perfeito, digno de muitos elogios!

Tudo bem, concordamos que cozinhar macarrão é fácil e, na maioria das vezes, bem rápido. Aliás, essa massa é perfeita para os dias que precisamos de receitas práticas e ideal para um almoço de domingo, com cara de "casa de vó", onde todos parentes se reúnem em volta da mesa e saboreiam uma deliciosa macarronada. Mas, para fazer essa delícia ficar al dente, perfeita e à la cantina italiana, é preciso evitar alguns erros comuns durante o preparo.

Se você tentou fazer várias vezes e ainda tem dúvidas ou não encontrou o ponto perfeito do seu macarrão. Dá só uma olhada nessas dicas que listamos para você preparar o macarrão perfeito e receber muitos elogios de amigos e parentes (ah, só depois da quarentena, certo?).

1. Colocar sal (e óleo) na água

Se você tem o costume de colocar o sal e óleo na água antes de ferver, pode parar já com isso! Aprendemos que isso ajuda a temperar e fazer com que a massa não grude não é mesmo? Mas tá errado! Adicionar o sal antes da ebulição da água atrasa esse processo, e por isso você vai deixar a panela mais tempo - e desnecessariamente - no fogo. Já o óleo pode deixar seu macarrão com aspecto pesado e fazer com que o molho não penetre na massa.

2. Ferva a água primeiro

Antes de adicionar o macarrão na panela, confira se a água está fervendo ou seja, soltando aquelas bolinhas. É preciso que a sua massa fique cozinhando em um tempo ideal, se ela ficar muito tempo na água poderá passar do ponto e ficar com um aspecto grudento. E ninguém quer comer macarrão "unidos venceremos", não é mesmo?

3. Bastante água para pouca massa

Isso mesmo, coloque bastante água na panela para cozinhar macarrão. O ideal é que seja aproximadamente 1 litro de água para 100 gramas de massa. E, consequentemente, a panela precisa ser grande para ter bastante espaço para o macarrão cozinhar e "crescer". Nunca se esqueça de mexer a massa de vez em quando para não grudar no fundo da panela!

4. Será que está al dente?

Se você não tem certeza se o seu macarrão já está no ponto, ou seja, nem duro e nem mole demais, existem dois testes certeiros para você fazer antes de experimentar. O mais conhecido é o teste da parede, no qual você separa um fio de macarrão e joga na parede com azulejo, se ele escorregar devagar está al dente, perfeito! Se ficar grudado, passou do ponto, e se cair direto, ainda precisa de mais tempo na panela. Esse teste da parede é ideal para massas consideradas longas, como o espaguete. O outro teste é bem simples e serve para todo tipo de massa, você só precisa pegar um fio da massa e cortar no meio, se tiver com um fio branco, ainda está cru. Se não tiver, pode tirar e escorrer seu macarrão!

4. Escorra a água logo!

Sem pressão, caros leitores! No entanto, se o seu macarrão já estiver al dente, não demore muito para escorrer a água. Isso porque se a massa continuar imersa na água quente, ela vai continuar cozinhando e poderá passar do ponto, ficando com aquele aspecto grudento que falamos anteriormente. Ah, e só desligar o fogo não basta, viu? É preciso escorrer e servir na hora.

Guia da Cozinha - 6 erros que você pode cometer ao cozinhar macarrão
Guia da Cozinha - 6 erros que você pode cometer ao cozinhar macarrão
Foto: Guia da Cozinha

5. Repeite as ordens das coisas

O famoso mise en place dos chefs de cozinha não é só para deixar tudo bonitinho e organizadinho, mas sim para facilitar a vida do cozinheiro. Portanto, pique os alimentos e comece pelos processos que demoram mais. Ou seja, deixe o seu molho, seja lá qual for, branco ou vermelho, pronto antes de cozinhar o macarrão, para só finalizar e servir, sem deixar que a massa esfrie e perca a textura.

6. Não coloque o molho por cima do macarrão

A ordem - se o molho vai em cima ou embaixo - aqui é mais que uma questão de opinião, igual o arroz com feijão. Quando você coloca o macarrão pronto dentro da panela de molho, ele pode terminar de cozer e absorver melhor os sabores do molho, deixando-o muito mais saboroso.

E voilá! Com essas dicas preciosas você nunca mais vai errar ao cozinhar o macarrão em casa.

Veja também:

O chef premiado que valoriza peixes considerados menos nobres
Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade