De cupuaçu a manjericão: conheça bombons com sabor do verão
Em meio ao calorão típico da estação mais aguardada do ano, a vontade de degustar uma sobremesa refrescante e saborosa é frequente. Por isso, nesta hora, além de abarrotar o freezer com potes de sorvetes, vale a pena driblar as altas temperaturas com bombons criados especialmente para o verão.
Isso porque, apesar de ser deixado em segundo plano no menu de muita gente durante os dias de sol intenso, o cobiçado chocolate vem sendo misturado com diversos ingredientes que dão um toque especial de frescor e sabor aos docinhos. Pra lá de inusitadas, as matérias-primas mais utilizadas são as especiarias manjericão e gengibre, além das frutas como tangerina, framboesa e cupuaçu - apreciadíssimo na região amazônica.
“Nós escolhemos esses ingredientes porque são altamente refrescantes e conferem sabor e textura diferenciados, e também como uma forma de atrair o público, pois durante o verão há uma queda considerável no número de vendas”, explica Daniel Goldberg, chocolatier da Galeria Chocolate, de São Paulo.
Ideais para agradar o paladar até de quem sente mais calor, os bombons feitos à base do caramelo de cupuaçu e chocolate ao leite são umas das principais opções, pois deixam a boca com uma leve sensação de frescor, provocada pela acidez da fruta da Amazônia, rica em vitaminas A, B1, B2 e C.
Outra opção para os chocólatras de plantão que desejam espantar o calor é a delícia elaborada com ganache de manjericão, amêndoas, recheio de chocolate branco e camada de chocolate amargo, que acentua ainda mais o frescor durante a degustação. “Ele é um pouco picante por conta do manjericão e crocante por causa das sementes do fruto da amendoeira”, resume Daniel.
Seguindo a linha dos chocolates saborosos, refrescantes e até um pouco ardentes, os bombons feitos a partir da redução de tangerina (espécie de geleia da fruta cítrica e adocicada), ganache de gengibre (responsável por dar um sabor forte e picante) e chocolate amargo contam com recheio caprichado, composto por grué de cacau - sementes trituradas do fruto que proporcionam textura extremamente crocante.
Sucesso de vendas da linha especializada nos sabores da estação, os doces desenvolvidos com redução de framboesa, ganache de champanhe e chocolate amargo também agradam, além de dar água na boca e conferir o frescor tão desejado nos dias quentes de verão.
Preços que cabem no bolso
Apesar de diferenciados, os bombons que têm tudo a ver com o verão também são bem democráticos. Em geral, os valores de cada unidade variam de R$ 3 a R$ 4,20.