Chefs recriam pratos típicos brasileiros com criatividade; veja receitas
Começou na última quinta-feira (28) mais uma edição do Brasil Sabor 2011, um festival gastronômico que reúne restaurantes de todo o Brasil, promovendo os segredos da culinária nacional e os ingredientes típicos do País.
» Veja as fotos ![]()
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
O Terra reuniu três receitas que foram produzidas exclusivamente para o evento. Desenvolvidas por chefs da escola de gastronomia Centro Europeu, no Paraná, as criações fazem uma releitura de pratos regionais.
Ao longo do evento, que vai até o dia 29 de maio, restaurantes de várias cidades brasileiras colocam seus pratos principais a preços especiais e, alguns deles, criam pratos exclusivos para a ocasião.
O Brasil Sabor é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o SEBRAE. No ano passado, o Brasil Sabor reuniu mais de 1.400 estabelecimentos em 26 estados brasileiros.
Pinhão, charque, purê de banana e outras brasilidades
O chef Dyogo Prad, que é professor do curso de Chef de Cuisine do Centro Europeu, fez uma nova versão pra já famosa Vaca Atolada, preparada com costela cozida, mandioca e cebola caramelizada. De acordo com Prad, o prato existe desde 1997, quando a cidade paranaense de Boa Esperança passou a oferecer aos visitantes essa opção como prato típico.
O barreado também ganhou uma nova cara pelas mãos do chef Sandro Duarte, que também é professor do Centro Europeu. Ele explica que o prato servido especialmente no litoral paranaense foi criado para dar "sustança" aos foliões do Carnaval, por isso é bastante consumido nessa época, devolvendo energia aos mais animados.
Duarte criou o Raviolone recheado com ragú de barreado com purê de banana ao perfume de cachaça, para não desagradar os descendentes de italianos presentes no Paraná, que sempre esperam por uma boa massa.
Já o chef Carlos Henrique Mancuzo criou o Arancini de pinhão com recheio de charque tropeiro. O profissional conta que buscou misturar um pouco de tradição italiana aos ingredientes brasileiros trazidos pelos tropeiros no século XIX.
Confira a galeria de receitas e traga para a sua mesa as excêntricas combinações proporcionadas pela gastronomia regional.