Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Primeira Infância: o que é, o que diz a lei e quais os impactos das negligências

Agosto Verde é o mês de conscientização da fase considerada pela ciência a mais importante do desenvolvimento humano

15 ago 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Agosto Verde reforça a importância da Primeira Infância, destacada por especialistas e legislação, como a fase crucial para o desenvolvimento humano e foco de políticas públicas no Brasil.
Os primeiros anos da infância são os momentos mais importantes da vida do ser humano
Os primeiros anos da infância são os momentos mais importantes da vida do ser humano
Foto: FatCamera / Getty Images

Segundo a ciência, os primeiros anos da infância são os momentos mais importantes da vida do ser humano. É durante a fase que o cérebro se constrói à medida em que interage com tudo ao seu redor. São mais de um milhão de conexões neurais acontecendo a cada segundo, de acordo com a Unicef — Fundo das Nações Unidas para a Infância. Esse ritmo nunca mais se repete. 

No entanto, de acordo com especialistas ouvidos pelo Terra, a qualidade das primeiras experiências pode determinar toda a trajetória de desenvolvimento físico, motor e cognitivo da criança e formará a base para a vida adulta. Este momento é chamado de Primeira Infância, e o mês de agosto --também conhecido como Agosto Verde-- é dedicado para reforçar sua importância.  

O que é Primeira Infância? 

A primeira infância é o período que vai desde o nascimento até os seis anos de idade. Segundo informações da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, cerca de 90% do cérebro é formado nesta época. Por isso, tudo que acontece no entorno de bebês e crianças --que inclui a alimentação e os cuidados recebidos ou negligenciados-- pode interferir diretamente nesse desenvolvimento.

Quais são os cuidados essenciais nesta fase? 

Os estudos mostram que bebês e crianças que recebem atenção integral na primeira infância têm mais saúde física e mental ao longo da vida, além de melhores condições de aprendizagem e mais oportunidades profissionais. 

Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, informa que toda criança precisa ter cinco dimensões essenciais atendidas: educação, saúde, segurança, presença parental e recurso econômico. De acordo com a especialista, a ausência desses elementos interrompe o desenvolvimento. 

“São 1 milhão de conexões por segundo, que precisam de comida, precisam de educação de qualidade, atendimento básico de saúde", pontua Luz, que também cita a importância das práticas parentais positivas, como a "formação de vínculo e de estímulos" a partir de conversas e brincadeiras.

Quais são os impactos sociais? 

Além dos impactos na vida dos futuros adultos, os cuidados na Primeira Infância podem trazer impactos sociais e até econômicos, como aponta a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. 

  • Segundo James Heckman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2000, a cada US$ 1 dólar investido na primeira infância gera retorno anual de US$ 7 ao país; e 
  • O Banco Mundial prevê que o PIB do Brasil poderia ser 158% maior se as crianças do país conseguissem desenvolver suas habilidades ao máximo. 

O que diz a Legislação Brasileira sobre esta faixa etária?

A criança e o adolescente são vistos como portadores de direitos, de acordo com o artigo 227 da Constituição Federal, regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990. Eles devem receber, com absoluta prioridade, condições de pleno desenvolvimento e proteção da família e da sociedade. 

Em março de 2016, a Primeira Infância recebeu um novo reconhecimento perante a legislação brasileira. A Lei nº 13.257 instituiu o reconhecimento da importância da fase e estabeleceu o desenvolvimento de princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas voltadas para a primeira infância. 

A Lei nº 14.617/2023 instituiu o mês de agosto como o Mês da Primeira Infância, chamado de Agosto Verde. Em 2024, o Marco Legal passou por uma alteração para incluir a Política Nacional de Atendimento Educacional Especializado a Crianças de Zero a Três Anos (Atenção Precoce), com a lei nº 14.880. 

Neste ano, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, lançou a Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI). A iniciativa, que será coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), visa a garantir a proteção, o desenvolvimento integral e o pleno exercício dos direitos das crianças de 0 a 6 anos.  

O que é o Agosto Verde? 

O Agosto Verde é o mês dedicado à conscientização da Primeira Infância, que já está em seu terceiro ano. A campanha tem como objetivo a promoção de ações de forma nacional sobre a importância da fase, que é considerada a mais importante do desenvolvimento humano.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade