PUBLICIDADE

Confira os nomes de bebê queridinhos de cada região do Brasil

Em 2020, Miguel e Helena foram as escolhas preferidas dos pais brasileiros. Mas você sabia que cada região também tem as suas variações?

18 out 2021 14h38
ver comentários
Publicidade

A chegada de um novo integrante na família traz uma dúvida que pode ser dor de cabeça para alguns pais: como o bebê vai se chamar? Apesar de tantas opções de nomes estarem disponíveis, algumas escolhas permanecem como as queridinhas dos brasileiros.

nome-bebes-populares
nome-bebes-populares
Foto: Cavan Images/Getty Images / Bebe.com

De acordo com a ARPEN Brasil ( Associação dos Registradores de Pessoas Naturais), em seu Portal da Transparência do Registro Civil , Enzo Gabriel e Maria Eduarda foram os mais populares de 2019, já no ano seguinte, Miguel e Helena roubaram a cena no país. Apesar disso, cada região do Brasil tem as suas particularidades e nomes prediletos.

O perfil Brasil em Mapas, no Instagram, decidiu reunir os dados estaduais em uma única publicação e rendeu análises interessantes (e até engraçadas) sobre as escolhas de nomes dos brasileiros.

https://www.instagram.com/p/CU84y13DHXH/

Confira quais são as predileções de cada região do país e clique no nome para ver seu significado:

Norte

Na região norte, 2020 foi um ano recheado de pequenos nomeados de Arthur e Helena.

A opção masculina veio substituindo o posto de popularidade de João Miguel, em 2019, e traz como significado "um urso grande" ou "urso nobre", sendo inspirado em histórias de guerreiros e até no famoso Rei Arthur.

Já Helena tira a primeira colocação de Maria Eduarda do ano anterior. Seu significado é atrelado a uma menina cheia de luz e o nome é inspirado na mitologia grega, aparecendo nas famosas histórias da Guerra de Troia.

Nordeste

Seguindo a tendência da região vizinha, o Nordeste recebeu muitos pequenos chamados Arthur em 2020, que tiraram o posto de queridinho de Enzo Gabriel do ano anterior. Já para o gênero feminino, Maria Cecília foi a escolha mais popular, mas Laura e Alice também aparecem reinando.

O composto Maria Cecília já era o favorito da região em 2019 e manteve a sua posição (será que isso muda este ano?). O seu significado remete a "senhora soberana e sábia" e traz inspirações bíblicas na sua origem.

Sul

Na região Sul, seguindo o ranking geral do país, Miguel e Helena foram os preferidos da vez para o ano de 2020.

A posição deles está intacta desde o ano anterior, mas para o gênero masculino, Miguel é o favorito desde 2016 <. Esse nome traz em sua essência "aquele que se parece com Deus" e segue a tendência dos nomes de anjos.

Por sua vez, Helena ocupou o posto de Maria Eduarda, em 2018, e segue com a sua popularidade crescendo entre os sulistas, foram 4.877 registros só em 2020.

Sudeste

Assim como os vizinhos do Sul, o Sudeste segue as tendências do ranking do país, Miguel e Helena também foram os nomes mais populares em 2020.

Miguel era a opção predileta da região desde 2017, mas perdeu o posto para Enzo Gabriel, em 2019. Conseguiu retomar a sua posição no ano passado e segue com a popularidade crescendo.

Já Helena ocupou o lugar de Maria Eduarda, que era o nome queridinho desde 2015 e só no Sudeste, em 2020, teve mais de 13.000 registros.

E uma curiosidade: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os estados que mais registraram bebês no Brasil em 2021.

Centro-Oeste

Sem nenhuma novidade, em 2020, Miguel e Helena também foram as opções preferidas para o Centro-Oeste.

Assim como nas regiões vizinhas, Helena veio tirando o lugar de Maria Eduarda, intacta no ranking desde 2015. E o nome masculino ocupou a posição de Joao Miguel, o favorito desde 2016, contando com mais de 3.000 registros.

(E se você não curtiu nenhuma destas ideias, que tal um nome bem diferente que ninguém vai ter na sala? Ou confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho ou filha vai estar lá!)

Bebe.com
Publicidade
Publicidade