PUBLICIDADE

BEBÊ RESPONDE: A partir de quantas semanas o bebê já pode nascer?

Para ajudar a família a se preparar para este momento, especialista explica com quantas semanas de gravidez já é possível que o bebê chegue ao mundo

5 ago 2022 - 16h33
Ver comentários
Publicidade

Com o passar dos meses e a com barriga cada vez maior, é difícil para a gestante conter a ansiedade em relação à chegada do bebê. E aí surge a dúvida clássica: com quantas semanas será que o pequeno vai nascer?

Foto: Arte: Victoria Daud/Getty Images / Bebe.com

Para sanar a curiosidade e entender a partir de quando a família pode se preparar para receber o filho, conversamos com Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pelos hospitais Santa Casa, Albert Einstein, São Luiz e Pro Matre, e membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Confira!

BEBÊ RESPONDE: A partir de quantas semanas o bebê já pode nascer?
BEBÊ RESPONDE: A partir de quantas semanas o bebê já pode nascer?
Foto: Klaus Vedfelt/Getty Images / Bebe.com

A partir de quantas semanas o bebê pode nascer?

"Hoje, a gravidez a termo, ou seja, a que está no tempo mais adequado para o bebê nascer, é considerada entre 39 semanas completas até 40 semanas e 6 dias de gestação. É neste período que a criança está no que chamamos de termo completo.

Existem também subclassificações para isto. O termo inicial é o intervalo entre 37 semanas até 38 semanas e 6 dias de gravidez, já o termo final vai de 41 semanas até 41 semanas e 6 dias e o pós termo, depois de 42 semanas de gestação.

No passado, se considerava que o bebê já estava maduro para nascer em um intervalo que variava de 37 até 41 semanas, aproximadamente. Entretanto, o que invariavelmente acontecia era que as crianças que nasciam com menos de 39 semanas às vezes apresentavam uma  imaturidade do sistema respiratório, que outras, com 39 semanas de gestação, não possuíam.

Portanto, hoje sabe-se que o ideal é que o parto seja agendado, quando existe esta possibilidade, a partir de 39 semanas, quando o bebê está de termo completo. Este é o melhor momento para ocorrer o nascimento, até para a equipe médica garantir uma boa segurança no procedimento", explica o ginecologista.

Bebe.com
Publicidade
Publicidade