PUBLICIDADE

9 brincadeiras divertidas para fazer com toda a família na noite de Natal

Vamos criar novas tradições? Com estas atividades, a ideia é amigos e familiares conseguirem relaxar e lembrar como é bom ser criança!

24 dez 2023 - 11h17
Compartilhar
Exibir comentários

Então, é Natal! Para deixar a véspera da data mais festiva do ano ainda mais especial, a ideia é propor uma viagem no tempo para a família e aproveitar o momento para fazer uma série de brincadeiras que agradarão tanto os adultos quanto os pequenos.

Foto: AleksandarNakic/Getty Images / Bebe.com

Que tal criar novas tradições? E por que não revisitar a delícia de ser criança e curtir estas 9 atividades que selecionamos? Elas são para todas as idades, logo, ninguém vai ficar de fora! <

Cabine de fotos engraçadas

E se adicionássemos uma pitada de diversão ao momento das clássicas fotos em família? Separe cartolinas de diferentes cores e convide o pequeno para ajudá-lo a desenhar e recortar acessórios engraçadinhos, como bigodes, óculos malucos, gorro de Papai Noel, barba e o que mais a criatividade permitir. Depois, é só posicionar uma câmera na sala e chamar as pessoas para registrar os cliques!

Sempre-em-pé natalino

Papel, tesoura, canetinha colorida, uma tampinha de garrafa e um pouco de massinha de modelar. Isso é tudo que você precisa para produzir seu sempre-em-pé (também conhecido como joão-teimoso) natalino.

A ideia é fazer um desenho, recortá-lo e colá-lo em uma tampinha de garrafa. A magia da brincadeira está na massinha. É ela que faz com que a figura não tombe. No vídeo, a escolha foi pelo boneco de neve, mas é possível desenhar um Papai Noel, uma rena, um elfo ou até mesmo uma linda árvore de Natal!

A barba do Papai Noel mais bonita

Preparados para uma brincadeira com muita textura - e alguma bagunça? Com espuma de barbear ou algodão em mãos, a missão nesta atividade é escolher um familiar que representará o Papai Noel e convidar todo mundo para decorar sua barba fictícia. Com muita risada garantida, o importante é deixar a criatividade rolar solta!

Agora, se ninguém estiver disposto a se sujar, outra ideia que segue a mesma temática é deixar materiais disponíveis num cantinho da sala para que os convidados decorem a barba do Papai Noel e, no fim da festa, todos votam na melhor "arte" da noite!

Caça aos enfeites de Natal 

Na véspera de Natal, é esperado que a árvore da família já esteja montada. Mas para entreter as crianças, guarde os enfeites mais especiais para fazer uma caça ao tesouro. Como o próprio nome diz, o objetivo é encontrá-los antes da meia-noite e finalizar a decoração juntos.

A atividade tende a fazer com que a entrega dos presentes fique ainda mais lúdica. Vocês podem inventar uma historinha, dizendo que o Papai Noel pediu que, para cada penduricalho achado, o pequeno recebesse um abraço apertado, muitos beijos, um mimo ou o presente desejado.

No ritmo do Natal 

Quem aí gosta de dançar? O Natal é uma ótima ocasião para se divertir e movimentar o corpo. Junior Cadima ( @jrcadima) - pedagogo, psicopedagogo e mestre em educação - dá uma dica bem legal de brincadeira ritma para reunir a família.

A proposta consiste em montar uma "minipista de dança" que guia os pequenos nos passos. No centro, vai um círculo e, em volta dele, alguns adesivos que indicam onde se deve pisar para dançar. O objetivo é acompanhar o ritmo da música e fazer sua "coreografia" de acordo com os adesivos no chão.

Qual é o presente?

A ideia é embrulhar pequenas lembracinhas com muitas camadas de papel de presente (podem ser reaproveitadas de outros anos ou, então, jornal) e se divertir enquanto a família tenta descobrir o que é.

Para isso, deixe uma música bem divertida tocando ao fundo, enquanto a embalagem passa de mão em mão. Assim que o som pausar, a pessoa tem que tirar um dos embrulhos e tentar adivinhar o que tem dentro. Ganha quem conseguir remover o último papel ou descobrir o presente!

Boliche natalino

Já para quem gosta de brincadeiras com pontaria, os copos de plástico se transformarão em pinos de boliche! Chame as crianças para fazer os rostinhos em cada um dos recipientes e para treinar a coordenação motora equilibrando-os.

Depois, é só formar dois times, pegar as meias que serão as bolas e ver quem faz mais pontos. Não esqueça de separar um prêmio divertido para os ganhadores!

O boneco de neve mais alto 

Se você faz parte do time que recicla materiais, caixas de leite não devem faltar na sua casa. Elas serão as protagonistas desta brincadeira, que começa antes do Natal, ensinando às crianças como higienizá-las corretamente e depois separá-las.

Em seguida, encape com papel branco ou pinte com guache. Com os "blocos de gelo" prontos, o objetivo é ver qual familiar consegue fazer o boneco de neve mais alto, empilhando as caixas. Quem derrubar, paga uma prenda! <

Hora de quebrar os ovos e extravasar! 

Ainda para quem gosta de brincadeiras manuais! Esta atividade é para todo mundo aproveitar a festa de Natal relaxado. Reserve um cantinho na sala com várias cascas de ovos, decoradas como se fossem bonecos de neve.

Logo ao lado, deixe um martelinho (pode ser de brinquedo ou de cozinha) e convide cada um dos convidados a mentalizar algo que não desejam levar para o ano seguinte e quebrar o ovo para simbolizar o sentimento ruim que fica para trás. A atividade, com certeza, vai surpreender o familiar e arrancar boas risadas de todo mundo logo de cara!

Bebe.com
Compartilhar
Publicidade
Publicidade