Crianças superdotadas começam a apresentar esses comportamentos aos três anos de idade, de acordo com um psicólogo
Comportamentos como curiosidade intensa, memória afiada e vocabulário avançado podem surgir já nos primeiros anos de vida.
Apesar do diagnóstico de crianças superdotadas exigir diversos testes realizados por profissionais qualificados, como psicólogos, neuropsicólogos e psicopedagogos, algumas características podem ser observadas desde muito cedo.
Ana Gloria Sánchez, psicóloga, diretora do Centro de Psicologia Lazos e professora especializada em altas habilidades, explicou nas redes sociais que, a partir dos três anos de idade, esses são alguns dos comportamentos que crianças superdotadas costumam apresentar.
Como sempre, é importante lembrar que isso não é um diagnóstico nem uma prova definitiva de que a criança tem altas habilidades. Algumas podem manifestar todos esses comportamentos, outras apenas alguns ou nenhum. Para saber se realmente há superdotação, é necessário um diagnóstico feito por especialistas.
Elas são muito curiosas
Segundo o psicólogo Scott Shigeoka, a curiosidade é um sinal de inteligência, pois, ao fazer perguntas, buscamos entender o porquê das coisas e como elas acontecem. Quando pequenas, todas as crianças passam por uma fase conhecida como "fase do porquê", geralmente entre os 2 e 4 anos. A Dra. Trinidad Aparicio Pérez, psicóloga especializada em infância e adolescência, explica que essa é uma etapa normal do desenvolvimento.
...
Veja também
A geração beta viverá como as crianças dos anos 50 e os pais não poderão fazer nada a respeito