Uso de lenços umedecidos aumenta risco de alergias em bebês
Nos primeiros meses de vida do bebê, a higiene íntima é a tarefa com a qual os pais precisam ter mais cuidado. Atividade repetida várias vezes ao dia, a limpeza precisa ser realizada de forma correta para manter a criança saudável e confortável.
Pediatra do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eliane Garcez afirma que o uso de lenços umedecidos deve ser evitado, pois é comum causar reações alérgicas. A dermatologista concorda. “Devem ser utilizados em situações de exceção, como viagens, não na rotina diária, pois contêm sabões, irritantes para a pele do bebê”, afirma Selma.
As especialistas recomendam ainda que não seja usado outro produto tradicional: o talco. Segundo Eliane, um dos tipos mais graves de pneumonia infantil é causado pela aspiração de talco. Além disso, ele não forma uma camada de proteção eficiente.
Limpeza correta
Conforme a médica Selma Hélène, do Departamento de Dermatologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os cuidados com a limpeza dos órgãos genitais dos bebês são bastante simples. A cada troca de fraldas, a higiene deve ser feita com água e algodão. No caso da urina, só água é suficiente; quando há fezes, o ideal é limpar com sabonete. Também é fundamental secar bem o bebê após a limpeza.
Eliane orienta que o bebê seja limpo logo após fazer suas necessidades. Ela alerta para a falsa impressão que alguns têm de que as fraldas descartáveis absorvem totalmente a umidade, podendo ser trocadas com mais espaço de tempo. “Isso não é verdade, as fraldas descartáveis devem ser trocadas como as de qualquer tipo. A fralda suja é um ambiente propício para a formação de dermatites, pois é úmido e abafado”, explica.
Meninos e meninas
A higiene íntima de meninas e meninos exige cuidados diferentes. Com as meninas, é preciso atenção pela proximidade que há entre a vagina e o ânus, o que aumenta o risco de contaminação da uretra com fezes. Por isso, Eliane recomenda que a mãe afaste cuidadosamente os grandes lábios ao realizar a higiene. Outra dica importante é limpar sempre da frente para trás e de cima para baixo a área íntima da criança.
Já no caso dos meninos, a principal dúvida dos pais costuma ser relacionada à limpeza do prepúcio do bebê. Para Selma, o ideal é que a mãe tente fazer a higiene expondo o local. Muitas vezes, o prepúcio dos pequenos fica colado à glande (“cabeça do pênis”), e é comum que pessoas leigas recomendem “exercícios” para descolar a pele do bebê - no entanto, a orientação das especialistas é que não se force o descolamento. Segundo Eliane, a fimose é fisiológica e, na maior parte dos casos, o descolamento ocorre sozinho, sem necessidade de cirurgia.